segunda-feira, 20 de junho de 2011

René François Auguste Rodin. Pequena Biografia e Obras


René François Auguste Rodin
Nascimento.Nasceu em Paris no dia 12 de novembro de 1840 e faleceu na comunidade  francesa de Meudon  em 17 de novembro de 1917.
VidaAugust Rodin, foi um  grande e importante escultor francês e suas obras  tiveram  forte influência do impressionismo e do simbolismo.  Rodin, demonstrou  desde criança um grande interesse pela arte  da escultura. Com apenas 13 anos de idade, entrou para uma academia de arte para aprender os princípios básicos de arte plástica. Logo se  interessou-se e estudou também,( diga-se , por conta própria)  a  anatomia humana para poder utilizar melhor os conhecimentos na elaboração de suas obras em esculturas.Com 18 anos , ele começou a trabalhar como modelador e ornamentista.Depois  especializou-se na elaboração de esculturas em  realizadas em bronze.
Obras  principais :
No ano de 1864,  Rodin teve sua primeira obra rejeitada pelo Salão de Paris “O homem de nariz quebrado” . A afirmação de rejeição por parte dos especialistas  era que essa arte  tratava-se de uma obra inacabada.
Em 1875,  Rodin viajou para a Itália,  tendo assim  contato mais  direto com muitas  obras, principalmente  as esculturas, de Michelângelo e Donattello.   Em 1876 terminou sua obra “A Idade do Bronze”. A  mesma causou polêmica, pois sua perfeição gerou comentários e críticas no meio artístico. Muitos afirmaram que Rodin teria usado um modelo vivo como molde. Em 1878,  conseguiu o tão merecido reconhecimento artístico com a obra “São João Batista pregando”. Com certeza este sucesso rendeu-lhe um importante trabalho: a encomenda para a criação de uma grande porta de bronze feita para o Museu de Artes Decorativas de Paris, conhecida também como a “Porta do Inferno”, esta obra teve como tema passagens de uma outra obra “Divina Comédia” de Dante Alighiere.
Ao viajar para Londres em 1881, resolveu mudar o foco desta obra, voltando-se para a temática das paixões humanas e a morte. Após trabalhar vários anos nesta obra, Rodin morreu deixando-a inacabada.

Na década de 1880, Rodin criou outras quatro grandes esculturas:
1-“O pensador” (1880), ( Essa é uma das obras mais conhecidas de Auguste Rodin)
2-”O beijo” (1886),
3-“Os cidadãos de Calais” (1886) e
4-“O filho pródigo” (1889).
August Rodin é considerado pelos especialistas em artes plásticas um dos mais importantes escultores em bronze de todos os tempos.  Uma grande parte de suas obras estão expostas no Museu Rodin em Paris( França)
Fonte de pesquisa:

Um comentário:

  1. Valorize a Arte da escultura. Valorize a arte Francesa, valorize August Rodin

    ResponderExcluir