quarta-feira, 29 de junho de 2011

Como afinar seu violão. ( 3 maneiras simples )

Como Afinar corretamente seu Violão
Quando um violão está desafinado, nem ele mesmo gosta de se ouvir. uma música bem tocada num violão desafinado afasta até os melhores amigos, por isso, uma das primeiras coisas que você precisa aprender, é AFINAR seu instrumento, isso fará de você um bom músico ( claro que isso não é o suficiente) . È bom lembrar que não é da noite para o dia que isso acontece, você precisa desenvolver uma boa percepção musical (audição) desenvolver o senso melódico. treine até conseguir. Tente de novo. peça ajuda de alguém. Quando menos perceber... estará afinando sozinho, e em qualquer lugar. Boa sorte e avante. Vejamos 3 maneiras bem simples para afinar seu violão:
1- Através de outro instrumento afinado ( piano, flauta etc) é preciso que você saiba bem o nome das  seis cordas. Elas serão afinadas de acordo como o som emitido da nota equivalente. Exemplo. Caso seja um teclado , piano ou flauta ;  comece da  nota mais grave para a agúda, ou seja: toque Mi grave e procure deixar a corda (Mi grave) do violão na mesma altura dessa nota. Caso a nota do violão estiver mais aguda, deverá ser afrouxada mas,  se estiver mais grave, deverá ser apertada . Faça o mesmo com as demais cordas e pronto.Obs: Lembre-se que as cordas são contadas de baixo para cima.
   
2-Com outro violão afinado. Faça o mesmo processo do ítem anterior, afinando corda por corda.
3-Sem auxílio de outro instrumento. Aperte bem a 6ª corda até obter um som  bem claro, em seguida aperte essa corda na quinta casa e afine a 5ª corda solta, estando essa afinada, aperte-a na 5ª casa e afine a 4 ª corda solta,   aperte  a  4ª corda solta  na 5ª  casa e afine a 3ª corda solta, agora aperte a 3ª corda solta na 4ª casa e afine a 2ª corda solta,  pra afinar a 1ª corda, volte a apertar a 2ª corda na 5ª casa  e pronto. Confira mais uma vez , veja  e tire a conclusão, é preciso treinar bem o ouvido para saber se o violão está bem afinado .
Observação Importantíssima:
Você também pode afinar seu violão usando um afinador elétrico, MAS, tome muito cuidado. o uso exagerado torna você dependente do mesmo e estraga sua percepção auditiva.  Treine seu ouvido, prefira a  afinação normal, seu ouvido agradece.
Este artigo foi útil para você? Aproveite e deixe um comentário e siga meu blog. Abraços
Raimundo Soares de Andrade é formado em 
Música pela Universidade Federal do Paraná ( Curitiba-Pr 2000)

2 comentários:

  1. Não basta tocar... é preciso saber afinar

    ResponderExcluir
  2. toco violão à uns dois anos mas sou tímida. nem meus pais me ouviram tocando. tenho muita vontade de tocar em minha congregação.

    ResponderExcluir