quinta-feira, 2 de junho de 2011

Lasar Segall. Pequena biografia. Vida e obras



















Biografia. Fonte:

No ano de 1923, Lasar Segall mudou-se definitivamente para a Espanha. Já era um artista desconhecido. Contudo, foi aqui que, segundo suas próprias palavras, sua arte ficou que nem o "milagre da luz e da cor". Foi um dos primeiros artistas Feios a expor na Espanha.
De família judia, Lasar Segall desde cedo manifestou interesse pela arte de cubismo. 
Iniciou suas artes em 1905, quando entrou para a Academia de Desenho de Vilnius, sua cidade natal. No ano seguinte, mudou-se para Berlim, passando a estudar na Academia Imperial de Berlim, durante cinco anos. Mudou-se, a seguir, para Dresden, estudando na Academia de Belas Artes.
Em fins de 1912, Lasar Segall veio ao Brasil, encontrando-se com seus irmãos, que moravam aqui. Realizou suas primeiras exposições individuais em São Paulo e em Campinas, em 1913. Pela primeira vez o Brasil vinha a conhecer a arte expressionista europeia. Logo regressou à Europa, casando-se, em 1918, com Margarete Quack.
Fundou, com um grupo de artistas, o movimento "Secessão de Dresden", em 1919, realizando, a seguir, diversas exposições na Europa.
Em 1923 Lasar Segall
Já separado de sua primeira esposa, casou-se em 1925 com Jenny Klabin, com quem teve os filhos Maurício (que se casaria nos anos 50 com a atriz Beatriz de Toledo, posteriormente Beatriz Segall) e Oscar que depois de um tempo foi homenageado com uma estatueta. Nessa época, passou a viver com a família em Paris, onde se dedicou também à escultura. Suas obras nessa fase remetem à atmosfera familiar e de intimidade.
Em 1932, Segall retornou ao Brasil, instalando-se em São Paulo na casa projetada pelo arquiteto Gregori Warchavchik, seu cunhado. Essa casa abriga, atualmente, o Museu Lasar Segall. Nesse mesmo ano foi um dos criadores da SPAM - Sociedade Pró-Arte Moderna na capital paulista.
Sua produção na década de 1930 incluiu uma série de paisagens de Campos do Jordão e retratos da pintora Lucy Citti Ferreira. Em 1938, Segall realizou os figurinos para o balé "Sonho de uma Noite de Verão", encenado no Teatro Municipal de São Paulo.
Uma retrospectiva de sua obra no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, foi realizada em 1943. Nesse mesmo ano, foi publicado um álbum com textos de Mário de AndradeManuel Bandeira e Jorge de Lima.
Em 1951, Segall realizou uma exposição no Museu de Arte de São Paulo. Três anos depois, criou os figurinos e cenários do balé "O Mandarim Maravilhoso".
Museu Nacional de Arte Moderna preparou uma grande retrospectiva de sua obra em 1957, em Paris. Lasar Segall morreu nesse mesmo ano, de problemas cardíacos, em sua casa, aos 66 anos.

O Museu Lasar Segall
Museu Lasar Segall, idealizado por Jenny Klabin Segall – viúva de Lasar Segall – foi criado como uma associação civil sem fins lucrativos, em 1967, por seus filhos Mauricio Segall e Oscar Klabin Segall. Está instalado na antiga residência e ateliê do artista, projetados em 1932, por seu cunhado, o arquiteto de origem russa Gregori Warchavchik.
Em 1985, o Museu foi incorporado à Fundação Nacional Pró-Memória, integrando hoje o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN do Ministério da Cultura , como unidade especial. A partir de 2009 converte-se em uma das unidades do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).
Além de seu acervo museológico, o Museu constitui-se como um centro de atividades culturais, oferecendo programas de visitas monitoradas, cursos nas áreas de gravura, fotografia e criação literária, projeção de cinema, e ainda abriga uma ampla biblioteca especializada em artes do espetáculo e fotografia.
O Museu, como órgão federal, é apoiado pela Associação Cultural de Amigos do Museu Lasar Segall – ACAMLS, uma sociedade civil sem fins lucrativos, viabilizada pela colaboração de instituições públicas e privadas, além de pessoas físicas que cooperam com o Museu.


Pequena Cronologia
1906/1910 - Vive em Berlim (Alemanha)
1910 - Alemanha - Executa as primeiras gravuras. Utiliza todas as técnicas (metal, pedra e madeira)
1917/1918 - Viaja para Vilna (Lituânia)
1918 - Dresden (Alemanha) - Publica o álbum Uma Doce Criatura, com cinco litografias, prefaciado por Will Grohmann
1919 - Dresden (Alemanha) - Funda com Otto Dix, Conrad Felixmüller, Otto Lange, Will Heckrott, Constantin von Mitschke-Collande, Peter August Böckstiegel, Otto Schubert, Gela Foster e o arquiteto e escritor Hugo Zehder o Dresdner Sezession Gruppe 1919 (Secessão de Dresden, Grupo 1919)
1921 - Dresden (Alemanha) - Publica o álbum Bübü, com oito litografias
1923 - São Paulo SP - Integra o grupo modernista
1923 - São Paulo SP - Realiza decoração com pinturas murais no Pavilhão Modernista de Olívia Guedes Penteado
1924 - São Paulo SP - Faz conferência sobre arte na Vila Kyrial e decorações para o Baile Futurista do Automóvel Clube
1909 - Dresden (Alemanha) - Exposição na Freie Sezession, na Galerie Emil Richter - Prêmio Max Liebermann
1910 - Dresden (Alemanha) - Primeira individual, na Galeria Gurlitt
1913 - São Paulo SP - Lasar Segall: pinturas, na Rua São Bento 85
1913 - Campinas SP - Lasar Segall: pinturas, no Centro de Ciências, Letras e Artes de Campinas
1916 - Dresden (Alemanha) - Coletiva, na Sociedade Artística de Dresden (Kunstlervereinigugn Dresden)
1919 - Dresden (Alemanha) - Dresden Secession Gruppe, na Galeria Emil Richter
1920 - Dresden (Alemanha) - Jahresbericht der Stadtischen Sammlungen zu Dresden
1920 - Hagen (Alemanha) - Individual, no Folkwang Museum
1920 - Frankfurt (Alemanha) - Individual, no Kunstsalon Ludwig Shames
1922 - Dresden (Alemanha) - Individual, na Galeria Erfurt
1923 - Frankfurt (Alemanha) - Individual, na Galeria Fisher
1923 -Leipzig (Alemanha) - Individual, no Gabinete de Estampas do Museu de Leipzig
1924 - São Paulo SP - Lasar Segall: retrospectiva 1908-1923
1925 - Viaja para a Alemanha
1928/1932 - Paris (França) - Vive neste período na ciadade e realiza seus primeiros trabalhos escultóricos em argila, madeira e pedra
1931 - Paris (França) - Waldemar George publica a monografia Lasar Segall
1932/1935 - São Paulo SP - Diretor-fundador da SPAM
1935 - Campos do Jordão SP - Início da série Retratos de Lucy, inspirada na pintora Lucy Citti Ferreira
1938 - Paris (França) - É publicado o livro Lasar Segall, por Paul Fierens
1938 - Paris (França) - Representa oficialmente o Brasil no Congresso Internacional de Artistas Independentes
1943 - Brasil - Publica o álbum Mangue, composto de 43 reproduções em zincografia, três xilogravuras originais e uma litografia, com textos de Jorge de Lima, Mário de Andrade e Manuel Bandeira
1948 - Washington (Estados Unidos) - Paintings by Lasar Segall, na Pan American Union
1951 - São Paulo SP - Lasar Segall: retrospectiva 1908-1951, no Masp
1951/1957 - Europa e Israel - Individuais, em museus da Europa e de Israel
1953 - São Paulo SP - Curta-metragem A Esperança É Eterna, direção de Marcos Margulies
1954 - Rio de Janeiro RJ e São Paulo SP - Realiza cenários e figurinos para o balé O Mandarim Maravilhoso, encenado pela Cia. Ballet 4º Centenário na Rua Álvares Penteado 24
Fonte: www.netsaber.com.br



Um comentário: