sábado, 25 de junho de 2011

Pecado Confessado, Perdoado, Purificado ( 1 João 1-9 )


Meu Deus. Pequei de novo! Ah Senhor, falhei de novo.Perdoa Jesus, fui fraco novamente!
Eu mesmo sei, o quanto um pecado não confessado atinge o coração. Isso dói, magoa, entristece a alma  o espírito e abate até o corpo.  Em muitas vezes me senti como o pior dos pecadores existentes na face da terra, mas sei que Deus sempre me perdoou . Mas porque o homem peca? Por causa de sua própria maldade, desejo, ganância. Tiago apresenta um parecer sobre a ação do pecado na vida humana, vejamos: Tiago 1-13 ¶ Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta.
14  Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz.
15  Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.                                                                                                        Observe que existe alguns fatores até a consumação final do pecado:
1º  A pessoa  é atraída
2º  A pessoa é seduzida 
3º  A pessoa deixa-se envolver 
4º  A pessoa peca literalmente
5º  Esse pecado consumado, leva a pessoa a morte ( espiritual )
A partir desse momento, o pecado que não for  confessado, não será perdoado nem tão pouco purificado (1 João 1:9  Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.)       Um clássico exemplo da consumação de um pecado é o tão conhecido caso amoroso do Rei Davi por Bate Seba,   registrado em   II Samuel   Cap. 11.
2  Uma tarde Davi se levantou, depois de ter dormido um pouco, e foi passear no terraço do palácio. Dali viu uma mulher muito bonita tomando banho.
3  Aí ele mandou que descobrissem quem era aquela mulher e soube que era Bate-Seba, filha de Eliã e esposa de Urias, o heteu.
4  Então Davi mandou que alguns mensageiros fossem buscá-la. Eles a trouxeram, e Davi teve relações com ela. Bate-Seba tinha justamente terminado o seu ritual mensal de purificação. Ela voltou para casa
5  e depois descobriu que estava grávida e mandou um recado a Davi contando isso.
Essa história narra ponto a ponto a consumação de um pecado:
a) Davi foi passear ( até aqui, ótimo) 
b) Davi viu uma mulher tomando banho ( aqui começa o despertar do desejo)
c) Davi  a desejou e procurou descobrir quem era ( saindo dos  limites )
d) Davi, mandou buscá-la ( à caminho da consumação do seu desejo)
e) Davi teve relações com ela ( Pecado praticado)

Seguindo a história Davi planejou a morte de Urias , marido de Bate-Seba e quando a mesma ficou viúva, casou-se com ela. Mas, o seu pecado( adultério) não confessado o consumiu de tal forma que ele não conseguia fazer quase mais nada. 
Salmos 32- 3 ; Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. 4  Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio .  Salmos 38:18  Confesso a minha iniqüidade; suporto tristeza por causa do meu pecado. Foi então que Davi clamou com toda a sua alma ao Senhor Deus que o perdoasse. Salmos 32 -5  Confessei-te o meu pecado e a minha iniqüidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniqüidade do meu pecado. No versículo 1 e 2  deste mesmo capítulo ele diz:
1 ¶ Bem-aventurado aquele cuja iniqüidade é perdoada, cujo pecado é coberto. 

2  Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não atribui iniqüidade e em cujo espírito não há dolo.
Então: Achas que não tem jeito para o seu caso? Creia com certeza que o Senhor perdoará qualquer que for seu pecado. Ele já fez isso comigo muitas vezes e ainda continua fazendo, não que eu viva no pecado, mas por que sou humano e falho, mas  Deus  é  maior  que  tudo  e  é Fiel .
1 Coríntios 10:13  Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.
O que posso te dizer quanto ao seu pecado? Confesse, Creia, Purifique-se. Depois procure fazer o que Jesus disse a mulher pecadora: Vai e não peques mais...mas se pecar...Jesus é o Advogado.

Um comentário: