sábado, 4 de junho de 2011

Viola de Cocho . Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Brasil


Viola de Cocho
Arte,  Música e Cultura dos estados de
 Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Brasil 

A Viola-de-Cocho é um instrumento musical encontrado nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no centro-oeste brasileiro. Recebe este nome por ser confeccionada em tronco de madeira inteiriço, esculpido no formato de uma viola e escavado na parte que corresponde à caixa de ressonância. Esse instrumento é feito da mesma maneira como se faz um cocho, objeto lavrado em um tronco maciço de árvore usado para colocar alimentos para animais na zona rural. Nesse "cocho" é afixado um tampo e as partes que caracterizam o instrumento, como o cavalete, o espelho, o rastilho e as cravelhas. A Viola-de-Cocho foi reconhecida como patrimônio nacional, registrada no livro dos saberes do patrimônio imaterial brasileiro em dezembro de 2004
História da Viola
A viola de cocho é fabricada também de outras madeiras, como a mangueiracajá manga, imbiruçu, consideradas madeiras macias, onde proporciona uma excelente ressonância. As cordas são de tripas, normalmente de macacosouriços que eram as melhores e sua durabilidade não era tão duravel quanto a linha de pescar. Pois as cordas das tripas de animais logo começava a esfarelar e partia devido o seu ressecamento. A linha de pescar oferece uma ressonancia melhor acompanhada do canutilho, a quarta corda de violão.
De origem provavelmente asiática, derivando do alaúde árabe, a viola-de-cocho abrasileirou-se na madeira, nas cordas e no jeito de tocar e é hoje uma característica marcante da cultura mato-grossense e sul-mato-grossense. É endêmico do Pantanal e deu vida aos ritmos pantaneiros: o cururu e o siriri, que são usados para celebrar os folguedos populares onde homens, mulheres e crianças se juntam sob a igualdade de uma cultura que já ultrapassa um centenário.
É usada também em manifestações populares da região, como a dança de São Gonçalo, folião, ladainha, rasqueado limpa banco (ou rasqueado cuiabano), e em festas religiosas tradicionais realizadas por devotos associados em irmandades.
Existem relatos sobre a viola desde o fim do século XIX, quando o cientista alemão Karl von den Steinen descreveu as festas religiosas do Pantanal, onde se cantava o cururu. No Brasil, as origens são pouco claras: acredita-se que tenha vindo de São Paulo, acompanhando a expansão bandeirante para a região centro-oeste.

Fonte de Pesquisa:
  

A Viola
A viola-de-cocho é um instrumento musical do grupo dos alaúdes curtos, produzida por mestres artesãos, violeiros e cururueiros.
Sua utilização
Acompanhada pelo ganzá e o tamboril ou mocho, é tocada nas rodas de cururu e siriri, em homenagem aos santos católicos ou por simples divertimento.
Sua confecção
A produção da viola-de-cocho é uma atividade que guarda conhecimentos específicos dominados por esses artesãos. Após a escolha da madeira, corta-se o tronco em duas partes planas. 
Com um molde risca-se a madeira na qual será escavada a caixa de ressonância. Uma vez entalhado o corpo do instrumento, é colado o tampo e, em seguida, são afixados o cavalete, o espelho, as cravelhas e o rastilho para que, então, sejam colocados os trastes e as cordas.
Suas cordas 
Com forma e sonoridade singulares, a viola-de-cocho possui sempre cinco ordens de cordas, denominadas primacontracorda do meiocanotio e resposta.
Afinação
São afinadas de dois modos distintos, canotio solto e canotio preso: de baixo para cima, , mi, ré, sol; e , lá, mi, dó, sol.

Fonte de pesquisa:


Um comentário: