sexta-feira, 17 de junho de 2011

Leonardo da Vinci. Pequena Biografia e Obras















Leonardo da Vinci 
(Artista Renascentista Italiano)
Nascimento:
Leonardo da Vinci nasceu  no dia  15/04/1452. Existem  divergências sobre a cidade  certa de seu nascimento: para alguns historiadores, o mesmo nasceu  em Anchiano, enquanto  que para outros, foi  em  Vinci, cidade situada na margem direita do rio Arno, perto dos montes Albanos, entre as cidades italianas de Florença e Pisa.
A mãe do pintor renascentista Leonardo da Vinci, chamada Caterina, pode ter sido uma escrava que um nobre florentino deixou como herança para o pai do artista, Piero da Vinci, e com a qual este teve um filho (Leonardo) quando estava casado com outra mulher Por volta de 1467revelou vocação para a pintura e o desenho, empregou-se como aprendiz do escultor e pintor Andrea del Verrocchio onde continuou trabalhando com o mesmo até 1477 e, nos quatro anos seguintes, sozinho.
Foi um dos mais importantes pintores do Renascimento Cultural. É considerado um gênio, pois mostrou-se um excelente anatomista, engenheiro, matemático músico, naturalista, arquiteto, inventor e escultor. Seus trabalhos e projetos científicos quase sempre ficaram escondidos em livros de anotações (muitos escritos em códigos), e foi como artista que conseguiu o reconhecimento e o prestígio das pessoas de sua época. Pelo ano de  1480 começou a pintar "São Jerônimo", que ficou inacabado. Em 1481, mudou-se para Milão e trabalhou na "Adoração dos magos", obra encomenda dos monges de San Donato, em Scopeto. Também inacabada, essa foi a primeira tela que pode ser atribuída com certeza a Leonardo.Leonardo da Vinci, à serviço de Ludovico Sforza, desenvolveu vários projetos de engenharia militar, realizou estudos hidráulicos sobre os canais da cidade e, como diretor das festas promovidas pela corte, organizou competições, representações e torneios, para muitos dos quais desenhou os cenários e figurinos.
        Da Vinci , dedicou-se também ao estudo da anatomia, física, botânica, geologia e matemática. Foi então nesse período que pintou algumas de suas obras-primas:
*A primeira versão da "Virgem dos rochedos" (c. 1483)
* A "Última ceia" (1495-1497)  
* Decorou a Sala delle Asse (c. 1498) e trabalhou numa estátua eqüestre de Francesco Sforza, jamais fundida em bronze.
*Iniciou nessa fase a redação dos manuscritos do Trattato della pittura, cuja primeira edição impressa data de 1651.
No ano de 1499,      Com a invasão das  tropas francesas em Milão, Leonardo acabou voltando para Florença, visto como artista consagrado.
 Em 1502 decidiu acompanhar  Cesare Borgia na campanha de Romagna, como arquiteto e engenheiro militar.
        Em 1503, estava de volta a Florença, onde, durante o cerco de Pisa, desenvolveu um projeto para desviar o curso do rio Arno, de forma a cortar o acesso da cidade ao mar. Neste mesmo ano, começou a pintar "Mona Lisa", uma de suas obras mais conhecidas e na qual a arte da pintura atinge um de seus grandes momentos.
Nesta época, iniciou também:
*O quadro "Leda", conhecido apenas por intermédio de cópias, que parece ter sido o único nu de toda a sua obra, e,
* Com Michelangelo, cujo prestígio já começava a superar o seu, decorou a sala do conselho do Palazzo Vecchio. Michelangelo pintou uma cena da batalha de Cascina, enquanto Leonardo pintava a "Batalha de Anghiari". Nenhum dos dois trabalhos foi concluído.
     Entre 1506 e 1513 , morou novamente em Milão, vindo a tornar-se conselheiro artístico do governador  francês, Charles d'Amboise, e projetou para ele um novo palácio.
Em 1513, com o restabelecimento da dinastia Sforza, Leonardo foi para Roma e permaneceu sob a proteção de Giuliano de Medici, irmão do papa Leão X.
     Com a morte de Giuliano, em 1516, Leonardo foi para Amboise, a convite de Francisco I, que o nomeou primeiro-pintor, engenheiro e arquiteto do rei continuando então  seus  estudos hidráulica. 
Contribuições e estudos:
*Ao estudo da estática e da dinâmica dedicou algumas de suas pesquisas mais valiosas.
*Baseou-se na leitura da obra de Aristóteles e de Arquimedes, às quais foi um dos primeiros a acrescentar contribuição original.
*Estudou ainda as condições de equilíbrio sobre um plano inclinado e enunciou o teorema do polígono de sustentação da balança.
*Realizou pesquisas originais sobre os centros de gravidade
*Idealizou uma máquina destinada a testar a resistência dos fios metálicos à tração.
*No domínio da física, estudou os efeitos do atrito e enunciou definições para força, percussão e impulso.
 *A partir do vôo dos pássaros, Leonardo determinou os princípios da construção de um aparelho mais pesado do que o ar, capaz de voar com a ajuda da força do vento.
*Entre seus desenhos incluem-se esboços de um aparelho bastante parecido com o helicóptero moderno e o esquema de um pára-quedas.
*De sua atividade como projetista militar destacam-se os vários desenhos de canhões, metralhadoras, carros de combate, pontes móveis e barcos, bem como estudos sobre a melhor maneira de abordagem de um barco grande por um pequeno, o esquema de um submarino e bombardas.
*Leonardo inventou também máquinas hidráulicas destinadas à limpeza e dragagem de canais, máquinas de fiar, trivelas, tornos e perfuratrizes. Também antecipou-se aos urbanistas com seus projetos de cidades.
Pintura ( Curiosidades)
     No Trattato della pittura, Leonardo da Vinci defendeu essa forma de arte como indispensável à realização da exploração científica da natureza e aconselhou os pintores a não se limitarem à expressão estática do ser humano. Utilizava ao pintar todos os seus conhecimentos científicos: suas figuras humanas derivavam diretamente dos estudos de anatomia, enquanto as paisagens revelavam o conhecimento de botânica e geologia.
     Muitas de suas obras se perderam, foram destruídas ou ficaram inacabadas. Conhecem-se apenas cerca de 12 telas de Leonardo de autenticidade indiscutível. Ao longo de sua obra, é visível a importância cada vez maior que o artista concede aos contrastes entre luz e sombra, e, principalmente, ao movimento. Com o sfumato, que dilui as figuras humanas na atmosfera, Leonardo realizou síntese admirável entre modelo e paisagem.
     A "Última ceia", um dos quadros mais famosos do mundo, foi muito danificada e sofreu diversas restaurações, motivo pelo qual pouco resta do original. É inigualável, no entanto, a solidão de Cristo, em contraste com a agitação dos apóstolos, dividos em grupos de três. Judas, o traidor, é a única figura em isolamento entre eles. Os vários estudos e desenhos de Leonardo revelam a preocupação do autor com os menores detalhes da cena.
Pouco antes de morrer, no castelo de Cloux, perto de Amboise, na França, em 2 de maio de 1519, nomeou seu discípulo predileto, Francisco Melzi, herdeiro de todos os valiosos estudos, desenhos e anotações que deixava. Melzi preservou cuidadosamente a herança, mas com sua morte, cerca de cinqüenta anos após a do mestre, os manuscritos se dispersaram. Conservaram-se cerca de 600 desenhos, que representam talvez a terça parte da vasta produção de Leonardo da Vinci.
Principais trabalhos de Da Vinci:
Trabalhos de pinturas (artes plásticas): Gioconda (Mona Lisa) , Leda, Dama do Arminho, Madonna Litta, Anunciação, A Última Ceia, Ginevra de Benci, São Jerônimo, Adoração dos Magos, Madona das Rochas, Retrato de Músico, São João Batista, Madona do Fuso, Leda e o Cisne
Trabalhos de  invenções: máquina voadora, máquina escavadora, isqueiro, paraquedas, besta gigante sobre rodas, máquina a vapor, submarino.
Trabalhos Científicos: homem vitruviano, anatomia do tronco, estudo de pé e perna, anatomia do olho, estudo da gravidez, estudos e embriões.
Projetos de Arquitetura: Projeto arquitetônico de uma cidade, projeto de um porto, templo centralizado.
Imagens de Obras de Leonardo da Vinci
















Frases de Leonardo da Vinci:

 "A sabedoria é filha da experiência."

 "Quem pouco pensa, muito erra."

 "A simplicidade é a máxima sofisticação".

 "O tempo dura muito para aqueles que sabem aproveitá-lo."

Fontes de Pesquisas:

Um comentário: