segunda-feira, 2 de maio de 2011

Escola Ativa, Comunidade Participativa, Sociedade Interativa

     Escola Ativa
      Comunidade Participativa
        Sociedade Interativa


Quando pensamos no termo "Escola" o que primeiro nos vem à mente é: Lugar de Estudar e Aprender. Realmente, escola significa tudo isso e um pouco mais. Vejamos o que alguns alunos  da escola Est. Eunice Souza responderam sobre o que é ESCOLA, e o que ela representa para os mesmos: 1 - Escola para mim é tudo. Português, matemática, inglês, ensino religioso, história e um monte de matérias ( Ângela, 5º ano) 2 - É um lugar de estudar, onde a gente aprende a ter respeito e aprende a ser responsável. ( Gabriela, 8º ano ) 3 -  Escola é um lugar para estudar e nos prepara para o futuro. (Mayra R. do Carmo, 9º ano ) 4 - Escola é um lugar onde se é frequentado para adquirir mais conhecimento. ( Natã T. de Almeida, 9º ano) 5 - Escola representa estudar e ser alguém na vida. Eu quero melhorar e ser responsável. ( Wender, 6º ano ). Com certeza  a escola faz parte da vida de qualquer povo desse grande universo. A questão aqui não se refere ao seu espaço físico e estrutural, mas  ao que ela faz e representa na vida de cada estudante. lembrei-me de um filme chamado " Nenhum a menos". Este narra uma história de coragem e determinação  acontecido em uma pequena vila da China . As crianças viviam uma vida precária, numa vila precária, estudando numa escola precária, onde até o giz usado, era contado. Um descaso! Ao final da história, uma nação inteira tinha se envolvido e a escola... nunca mais foi a mesma. Mudou, foi ativa e a comunidade , participativa e a Sociedade, Interativa. "Assistam" impressiona.
Quando uma Escola decide mudar para melhor, ela consegue. É uma questão de querer, envolver, participar, interagir. Escola Ativa é aquela que se preocupa com seu aluno, se o mesmo sabe ou não escrever. Se preocupa com seu Professor e ajuda em seus anseios visando resultados positivos. Escola Ativa, procura envolver a comunidade  de forma a alcançar à todos, independente de sexo, status ou religião. Ela com certeza quer ver um sorriso no rosto de cada cidadão e ouvir com alegria a expressão: "Essa é minha Escola.  Aqui, aprendi a viver".
Quando  a Escola decide tornar-se Ativa, a comunidade, faz-se Participativa. A idéia de fazer um dia da família na escola surgiu justamente pela necessidade de fazer essa diferença. Envolver  simultaneamente, gestores, educadores-docentes e não docentes, alunos e familiares num só lugar: o lugar que faz parte da vida de cada um, diga-se: o segundo lar, embora que para muitos seja o primeiro. É maravilhoso ver a integração acontecendo, pais participando, crianças correndo e brincando. Tudo isso resulta em: alegria e companheirismo. São experiências que jamais serão esquecidas.
Uma Escola ATIVA, gera uma  comunidade PARTICIPATIVA que resulta numa sociedade INTERATIVA. O que faz acontecer, é resultante de um trabalho desenvolvido em equipe. O que seria de uma  escola sem alunos ? De um Jornal sem leitores ? De um estado sem municípios ? De municípios sem cidadãos ? Sem a co-participação de orgãos públicos sejam eles municipais ou estaduais e os meios de comunicação ( diga-se:  emissoras de tv , rádios, jornais, etc) , torna-se quase inviável, obter um resultado tão maravilhoso em qualquer evento realizado por uma escola. A presença de tais profissionais em âmbitos gerais, traz ao ambiente escolar momentos de conforto, paz, segurança, serviços e informação. Agradecemos a todos  que tornam nossa sociedade interativa, que fazem nosso universo estudantil ativo e participativo. Gratos somos aos orgãos competentes que participaram tão ativamente no  nosso "Dia da Família na Escola". Obrigado: Jornal A Tribuna, Tv Centro América, Polícia Militar, Sec. de Prom. e Ação Social, Peti, Sec. Meio Ambiente, Sec. de Saúde, Senac, Procon, Pastoral da Mulher, Seduc , herbalife, Professores, Pais e Alunos e a todos os profissionais que tornaram esse dia , uma festa democrática.
Raimundo Soares de Andrade
Pastor da Igreja de Deus no Brasil e
 Coordenador da Escola Est. Eunice Souza dos Santos
em Rondonópolis-Mt

Nenhum comentário:

Postar um comentário