segunda-feira, 2 de maio de 2011

Anita Malfatti. Pequena Biografia . Vida e Obras

Pequena Biografia de Anita Malfatti

Anita Catarina Malfatti foi uma grande e  famosa artista plástica brasileira. Pintora, desenhista, ilustradora e professora .
Nascimento-Morte
Nasceu em São Paulo Capital  no dia 2 de dezembro de 1889 . Faleceu no dia 6 de novembro de 1964. na mesma cidade
Família
Filha de Bety Malfatti (Professora de línguas e pintura. Norte-americana de origem alemã) e  Sanuel  Malfatti ( Engenheiro-Italiano) 
Estudo
Estudou pintura em escolas de arte dos Estados Unidos como também na Alemanha . Na Alemanha, em 1910, teve  contato com o expressionismo que a influenciou muito e nos Estados Unidos teve contato com o  modernismo.
Exposição
Em 1917, Anita  realizou uma exposição artística bem polêmica, pelo fato de ser inovadora, e ao mesmo tempo revolucionária. As obras de Anita, que retratavam principalmente os personagens marginalizados dos centros urbanos, causou desaprovação nos integrantes das classes sociais mais conservadoras.
Semana de ARTE MODERNA
Em 1922, Anita  participou da semana de arte moderna juntamente com seu amigo, Mario de Andrade. Fazia parte do Grupo dos Cinco, integrado por Tarsila do Amaral, Malfatti, Mario de Andrade, Oswaldo de Andrade e Menotti del Picchia.
Entre 1923 e 1928 foi morar na França (em Paris), retornando à São Paulo no ano de  1928 e passou a lecionar desenho na Universidade Mackenzie até 1933. 
Em 1942, tornou-se presidente do sindicato dos Artistas Plásticos de São Paulo. 
Entre 1933 e 1953, passou a lecionar desenho nas dependências de sua casa.  
Curiosidade
Por causa de uma atrofia no braço e na mão direita, Anita ficou canhota, utilizando assim a mão esquerda para pintar.
Obras Principais  
A boba
Nu Cubista
O homem amarelo
A Estudante Russa
O homem das sete cores


Obras de Anita



Um comentário: