terça-feira, 13 de março de 2012

Namoro, Noivado e Casamento. Igreja de Deus

Namoro, noivado e casamento. Este ainda é o sonho de muitas pessoas, principalmente jovens. Mesmo vivendo numa sociedade cheia de novos conceitos, esta prática social ainda é bem vinda. Com tantos modismos do FICAR, AZARAR, FLERTAR, PAQUERAR, CURTIR, ETC, a chama do compromisso fiel ainda se mantém firme, e para os cristãos... mais ainda. Lembrei de um episódio que aconteceu comigo em 1997  quando eu fazia o cursinho pré vestibular  da UFPR. Eu estava noivo ,próximo de casar  e um dos meus colegas  colocou sua mão na minha mão, apertou bem forte e disse: é pra usar! Eu disse: se der, eu uso. Quando abri minha mão, vi que era uma camisinha. Eu respondi que iria usar, mas só depois de casar. Ele não acreditou que eu estava noivo e ainda não havia tido relações com minha noiva. Eu lhe disse que tinha um compromisso  de fidelidade e respeito com Deus e com ela e só dormiríamos juntos, depois de casado. Esta é uma prática de muitas pessoas que querem honrar seu namoro, novado e casamento. 
Esses dias vi um jovem postar no facebook ( Renan M. B.) uma declaração de pureza sexual, valorizando o sexo para depois do casamento. São poucos os corajosos que fazem isso e muitos ainda no namoro...se relacionam sexualmente e muios deles não chegam nem ao noivado e estão longe do casamento.
Porque namoramos? Qual a melhor idade pra namorar? O que deve existir num namoro? Como deve ser um namoro cristão? Bom... namoramos por que  é o início de um novo relacionamento caminhando rumo a uma estruturação familiar. Namoramos no momento que somos maduros para assumir nossos compromissos e responsabilidade. O namoro é um momento de conhecimento de um e do outro. O namoro cristão é aquele que  pode agradar a Deus em cada gesto e atitude vivida com integridade e pureza.

Pra que serve o noivado? Pra assumir um, voto compromisso marcado perante a pessoa, a família, a sociedade e Deus. Através dele, declaramos que esta pode ser a pessoa que escolhemos par viver ao nosso lado. Este é um momento de se conhecer melhor, sem exageros e intimidades tão profundas. Felizes aqueles que conseguem manter-se puros até  o casamento. 
Casamento. Voto de fidelidade à Deus a pessoa escolhida e a família. Compromisso assumido publicamente ou não por alguém que você escolheu para viver do seu lado ( a vida todas). Segundo a Bíblia ( nosso livro guia) é importante que o homem ame a sua esposa e ela o ame até o fim, na vida e na morte, na fartura e na  pobreza, na saúde e na doença.
Convido você a ler e refletir nos textos abaixo:

1-   1 Coríntios 7:27  Estás casado? Não procures separar-te....
2-   Provérbios 24:27  Cuida dos teus negócios lá fora, apronta a lavoura no campo e, depois, edifica a tua casa.
3-   1 Coríntios 7:9  Caso, porém, não se dominem, que se casem; porque é melhor casar do que viver abrasado. Casar... não envolve só sexo, casamos por muitos motivos
4-    Hebreus 13:4  Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros.
5-    Efésios 5:33  Não obstante, vós, cada um de per si também ame a própria esposa como a si mesmo, e a esposa respeite ao marido.
6-    Provérbios 5:18  Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade,
7-    Eclesiastes 11:9  Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos; sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá contas.
8-    Eclesiastes 12:1  Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer;
9-    2 Timóteo 2:22  Foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor.
Eu decidir manter meu matrimônio consagrado ao Senhor. Um abraço. Pr. Raimundo Soares de Andrade

Um comentário:

  1. O meu comentário é... Estou noivo, e quero casar... Deus é meu Deus e meu Rei... Amo tê-lo como meu Senhor e Rei... Amo minha noiva e que posso afirmar é que 1 Coríntios 7:9 Caso, porém, não se dominem, que se casem; porque é melhor casar do que viver abrasado. Casar... não envolve só sexo, casamos por muitos motivos

    Boa noite... Muito boa a mensagem Pr.

    ResponderExcluir