quarta-feira, 21 de março de 2012

O Selo da Amizade


Perguntas para reflexão 
Você já fez um pacto de amizade com alguém?  Conseguiu cumprir esse pacto?
Qual a melhor maneira de selar uma verdadeira amizade?
Qual o melhor Selo? De palavras ou de ações?
O que pode destruir uma boa amizade?
Como fazer para uma amizade ser duradoura?

O livro de I Samuel traz um belo exemplo do selo da amizade. Um plebeu e o filho do rei Saul. Davi e Jonatas. Muitos questionam a profundidade da amidade e outros ainda indagam esse exemplo como sendo uma relações homossexual ( este não é o caso, não creio nisto. Davi era muito Macho) pois a Bíblia não traz nenhuma menção a isto. Sugiro que você leia este capítulo para melhor entender os fatos. Saul queria matar Davi, pois este despertava o amor , atenção e interesse de todo o povo. Saul tinha ciúme e inveja do Jovem Davi, diferente do seu filho Jonatas, que admirava e gostava muito do mesmo. Os relatos do texto mostram a intensidade e o selo da amizade revelada pelos dois. Jonatas e Davi se tornam grandes amigos e selam a amizade numa profunda aliança de fidelidade e respeito de vida e morte. Pessoas ao nosso redor é o que não faltam. Mas, pessoas amigas... são realmente muito poucas ou em muitas das vezes, nenhuma.Como é difícil encontrar um bom amigo que seja fiel, companheiro, ouvinte e compreensivo, que esteja disposto a te ajudar e dar conselhos de sabedoria. Só sele sua amizade com alguém quando realmente confiar nele, assim como fizeram Jonatas e Davi. Caso sele sua amizade, aconteça o que acontecer, amizade tem que ser de verdade, precisa ser capaz de passar por tormentas e continuar forte, pode haver decepções, mas podem ser superadas, caso contrário... não é uma verdadeira amizade. Amizade não se compra, se conquista aos poucos com amor, respeito , admiração e simplicidade. Seja amigo e terás amigo. Ame e será amado, respeite e serás respeitado, ajude e serás amado, perdoe e serás perdoado. Deseja um amigo fiel? pratique a fidelidade. Deixo alguns versículos da Bíblia sobre  o tema AMIGO:
1-Amigo-confortador
Jó 6:14  Ao aflito deve o amigo mostrar compaixão, a menos que tenha abandonado o temor do Todo-Poderoso.
2-Amigo íntimo-falso
Salmos 41:9  Até o meu amigo íntimo, em quem eu confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o calcanhar.
3-Amigo íntimo-companheiro
Salmos 55:13  mas és tu, homem meu igual, meu companheiro e meu íntimo amigo.
4-Amigo-alegria
Provérbios 15:30  O olhar de amigo alegra ao coração; as boas-novas fortalecem até os ossos.
5- Amigo-irmão
Provérbios 17:17  Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão.
6-Amigo-demais
Provérbios 18:24  O homem que tem muitos amigos sai perdendo; ...
7-Amigos -riqueza
Provérbios 19:4  As riquezas multiplicam os amigos; mas, ao pobre, o seu próprio amigo o deixa.
8- Amigo-puro
Provérbios 22:11  O que ama a pureza do coração e é grácil no falar terá por amigo o rei.
9-Amigo-conselheiro
Provérbios 27:9  Como o óleo e o perfume alegram o coração, assim, o amigo encontra doçura no conselho cordial.
10- Amigo-fiel
Provérbios 27:10  Não abandones o teu amigo, nem o amigo de teu pai, nem entres na casa de teu irmão no dia da tua adversidade. Mais vale o vizinho perto do que o irmão longe.
11- Amigo-sincero
Provérbios 27:17  Como o ferro com o ferro se afia, assim, o homem, ao seu amigo.
12-Amigo-impostor
Provérbios 29:4  O rei justo sustém a terra, mas o amigo de impostos a transtorna.
13-Amigo-caluniador
Jeremias 9:4  Guardai-vos cada um do seu amigo e de irmão nenhum vos fieis; porque todo irmão não faz mais do que enganar, e todo amigo anda caluniando.
14- Amigo-Jesus
Provérbios 18:24  O homem que tem muitos amigos sai perdendo; mas há amigo mais chegado do que um irmão.

I Samuel capítulo 20

1 ¶ Então, fugiu Davi da casa dos profetas, em Ramá, e veio, e disse a Jônatas: Que fiz eu? Qual é a minha culpa? E qual é o meu pecado diante de teu pai, que procura tirar-me a vida?
2  Ele lhe respondeu: Tal não suceda; não serás morto. Meu pai não faz coisa nenhuma, nem grande nem pequena, sem primeiro me dizer; por que, pois, meu pai me ocultaria isso? Não há nada disso.
3  Então, Davi respondeu enfaticamente: Mui bem sabe teu pai que da tua parte achei mercê; pelo que disse consigo: Não saiba isto Jônatas, para que não se entristeça. Tão certo como vive o SENHOR, e tu vives, Jônatas, apenas há um passo entre mim e a morte.
4  Disse Jônatas a Davi: O que tu desejares eu te farei.
5  Disse Davi a Jônatas: Amanhã é a Festa da Lua Nova, em que sem falta deveria assentar-me com o rei para comer; mas deixa-me ir, e esconder-me-ei no campo, até à terceira tarde.
6  Se teu pai notar a minha ausência, dirás: Davi me pediu muito que o deixasse ir a toda pressa a Belém, sua cidade; porquanto se faz lá o sacrifício anual para toda a família.
7  Se disser assim: Está bem! Então, teu servo terá paz. Porém, se muito se indignar, sabe que já o mal está, de fato, determinado por ele.
8  Usa, pois, de misericórdia para com o teu servo, porque lhe fizeste entrar contigo em aliança no SENHOR; se, porém, há em mim culpa, mata-me tu mesmo; por que me levarias a teu pai?
9 ¶ Então, disse Jônatas: Longe de ti tal coisa; porém, se dalguma sorte soubesse que já este mal estava, de fato, determinado por meu pai, para que viesse sobre ti, não to declararia eu?
10  Perguntou Davi a Jônatas: Quem tal me fará saber, se, por acaso, teu pai te responder asperamente?
11  Então, disse Jônatas a Davi: Vem, e saiamos ao campo. E saíram.
12  E disse Jônatas a Davi: O SENHOR, Deus de Israel, seja testemunha. Amanhã ou depois de amanhã, a estas horas sondarei meu pai; se algo houver favorável a Davi, eu to mandarei dizer.
13  Mas, se meu pai quiser fazer-te mal, faça com Jônatas o SENHOR o que a este aprouver, se não to fizer saber eu e não te deixar ir embora, para que sigas em paz. E seja o SENHOR contigo, como tem sido com meu pai.
14  Se eu, então, ainda viver, porventura, não usarás para comigo da bondade do SENHOR, para que não morra?
15  Nem tampouco cortarás jamais da minha casa a tua bondade; nem ainda quando o SENHOR desarraigar da terra todos os inimigos de Davi.
16  Assim, fez Jônatas aliança com a casa de Davi, dizendo: Vingue o SENHOR os inimigos de Davi.
17  Jônatas fez jurar a Davi de novo, pelo amor que este lhe tinha, porque Jônatas o amava com todo o amor da sua alma.
18  Disse-lhe Jônatas: Amanhã é a Festa da Lua Nova; perguntar-se-á por ti, porque o teu lugar estará vazio.
19  Ao terceiro dia, descerás apressadamente e irás para o lugar em que te escondeste no dia do ajuste; e fica junto à pedra de Ezel.
20  Atirarei três flechas para aquele lado, como quem atira ao alvo.
21  Eis que mandarei o moço e lhe direi: Vai, procura as flechas; se eu disser ao moço: Olha que as flechas estão para cá de ti, traze-as; então, vem, Davi, porque, tão certo como vive o SENHOR, terás paz, e nada há que temer.
22  Porém, se disser ao moço: Olha que as flechas estão para lá de ti. Vai-te embora, porque o SENHOR te manda ir.
23  Quanto àquilo de que eu e tu falamos, eis que o SENHOR está entre mim e ti, para sempre.
24 ¶ Escondeu-se, pois, Davi no campo; e, sendo a Festa da Lua Nova, pôs-se o rei à mesa para comer.
25  Assentou-se o rei na sua cadeira, segundo o costume, no lugar junto à parede; Jônatas, defronte dele, e Abner, ao lado de Saul; mas o lugar de Davi estava desocupado.
26  Porém, naquele dia, não disse Saul nada, pois pensava: Aconteceu-lhe alguma coisa, pela qual não está limpo; talvez esteja contaminado.
27  Sucedeu também ao outro dia, o segundo da Festa da Lua Nova, que o lugar de Davi continuava desocupado; disse, pois, Saul a Jônatas, seu filho: Por que não veio a comer o filho de Jessé, nem ontem nem hoje?
28  Respondeu Jônatas a Saul: Davi me pediu, encarecidamente, que o deixasse ir a Belém.
29  Ele me disse: Peço-te que me deixes ir, porque a nossa família tem um sacrifício na cidade, e um de meus irmãos insiste comigo para que eu vá. Se, pois, agora, achei mercê aos teus olhos, peço-te que me deixes partir, para que veja meus irmãos. Por isso, não veio à mesa do rei.
30  Então, se acendeu a ira de Saul contra Jônatas, e disse-lhe: Filho de mulher perversa e rebelde; não sei eu que elegeste o filho de Jessé, para vergonha tua e para vergonha do recato de tua mãe?
31  Pois, enquanto o filho de Jessé viver sobre a terra, nem tu estarás seguro, nem seguro o teu reino; pelo que manda buscá-lo, agora, porque deve morrer.
32  Então, respondeu Jônatas a Saul, seu pai, e lhe disse: Por que há de ele morrer? Que fez ele?
33  Então, Saul atirou-lhe com a lança para o ferir; com isso entendeu Jônatas que, de fato, seu pai já determinara matar a Davi.
34  Pelo que Jônatas, todo encolerizado, se levantou da mesa e, neste segundo dia da Festa da Lua Nova, não comeu pão, pois ficara muito sentido por causa de Davi, a quem seu pai havia ultrajado.
35 ¶ Na manhã seguinte, saiu Jônatas ao campo, no tempo ajustado com Davi, e levou consigo um rapaz.
36  Então, disse ao seu rapaz: Corre a buscar as flechas que eu atirar. Este correu, e ele atirou uma flecha, que fez passar além do rapaz.
37  Chegando o rapaz ao lugar da flecha que Jônatas havia atirado, gritou Jônatas atrás dele e disse: Não está a flecha mais para lá de ti?
38  Tornou Jônatas a gritar: Apressa-te, não te demores. O rapaz de Jônatas apanhou as flechas e voltou ao seu senhor.
39  O rapaz não entendeu coisa alguma; só Jônatas e Davi sabiam deste ajuste.
40  Então, Jônatas deu as suas armas ao rapaz que o acompanhava e disse-lhe: Anda, leva-as à cidade.
41  Indo-se o rapaz, levantou-se Davi do lado do sul e prostrou-se rosto em terra três vezes; e beijaram-se um ao outro e choraram juntos; Davi, porém, muito mais.
42  Disse Jônatas a Davi: Vai-te em paz, porquanto juramos ambos em nome do SENHOR, dizendo: O SENHOR seja para sempre entre mim e ti e entre a minha descendência e a tua. (20-43) Então, se levantou Davi e se foi; e Jônatas entrou na cidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário