segunda-feira, 26 de março de 2012

Arara Canindé. Arara da barriga amarela. Rondonópolis- MT


Todo ser que respira...Louve ao Senhor ( Salmos 150-6)
Para quem anda e visita o Horto Florestal de Rondonópolis-MT, sempre se depara com esta beleza rara, a nossa linda Arara Canindé. É um show de  maravilha, uma  criatura maravilhosa do Senhor Deus, criador de todas as coisas. Isso você encontra bem aqui no  Mato Grosso, estado lindo, colosso.

Arara Canindé.Arara-de-barriga-amarela

Classificação Científica:

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Aves

Ordem: Psittaciformes

Família: Psittacidae

Género: Ara (Lacepede, 1799)

Espécie: A. ararauna

Nome binomial
Ara ararauna
(Linnaeus, 1758)

A arara-de-barriga-amarela (Ara ararauna, Linnaeus, 1758),
É também conhecida como arara-canindé, arari, arara-amarela, arara-azul-e-amarela, araraí e canindé, é uma das mais conhecidas representantes do gênero Ara, sendo uma das espécies emblemáticas do cerrado brasileiro e importante para muitas comunidades indígenas. É muito apreciada como animal de estimação. Ocorre da América Central ao Brasil, Bolívia e Paraguai.

Etimologia
"Arara" provém do tupi a'rara. "Canindé" é oriundo do tupi kanimé. "Arari" provém do tupi ara'ri.

Descrição.
Os indivíduos desta espécie pesam cerca de 1,1 quilogramas e chegam a medir até noventa centímetros de comprimento, com partes superiores azuis e inferiores amarelas, alto da cabeça verde, fileiras de penas faciais negras sobre o rosto glabro e branco, olhos de íris amarela e garganta negra. Têm uma longa cauda triangular, asas largas, um bico escuro grande e forte e as típicas patas zigodáctilas dos psitacídeos, com dois pares de dedos opostos, o que lhes dá grande destreza para escalar árvores e manipular os alimentos. Seu grito típico é um RRAAAAK gutural e áspero com entonação ascendente, mas podem produzir diversas outras vocalizações mais anazaladas e musicais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário