sábado, 17 de março de 2012

Ei. Abaixa esse som. Um parecer sobre a Poluição Sonora. Lei nº 126 de 1977

Ei ! abaixa esse som, é um  artigo direcionado ao uso abusivo do volume de som em determinados lugares. Sons que ultrapassam os decibéis considerados normais para qualquer  padrão humano  e que com certeza provocam males terríveis a saúde humana ( Lei nº126 de 1977 . Art. 2º - Para os efeitos desta Lei, consideram-se prejudiciais à saúde, à segurança ou ao sossego público quaisquer ruídos que:I - atinjam, no ambiente exterior ao recinto em que têm  origem, nível sonoro superior a 85 (oitenta e cinco) decibéis, medidos no cursor C do “Medidor de Intensidade de Som”, de acordo com o método MB-268, prescrito pela Associação Brasileira de Normas Técnicas;
Convivemos todos os dias com esse (crime musical) e o sossego tão desejado por alguns, acabam virando numa tremenda dor de cabeça que dependendo da intensidade, se transforma  em raiva e brigas. Proponha que você leia com atenção os exemplos a seguir  e se faz parte desse grupo( Poluidor Sonoro) Ei! Abaixa esse som. 
Exemplo 1- Muitos vizinhos deles esquecem que a liberdade deles começa quando respeitamos os limites dos outros. Sabe aquele dia que você está em casa para tentar descansar e teu amigo-vizinho aproveita pra fazer a faxina ou convidar os amigos e fazer o maior auê? Já pensou o que é ouvir um dia inteiro um pancadão de funk proibido no ultimo volume? Nossa! assim você me mata. Alguns vizinhos acabam tomando outras decisões e dizem: ai se eu te pego. Brigas e até morte já aconteceram por causa disto.
Exemplo 2- Durante 3 anos e  meio convivemos em Itaituba -Pará,  com uma perseguição sonora terrível. O barzinho da esquina deixava o som ligado no volume tão alto que nem ao menos dava pra conversar e o pior... ia até as 5 horas da manhã. Foi um tormento musical. 

Exemplo 3- Mês passado meu sogro veio de  Panambi-RS, nos visitar aqui em Rondonópolis. Com alegria o levamos para passear e tomar um bom chimarrão no Horto florestal da cidade. Pensei que ia ser um bom momento, mas infelizmente foi um grande tormento. Um carro de som ficou parado bem na entrada do horto com o som ligado de tal forma que chegava a ser insuportável. Atrapalhou a nossa tarde. (Ah! o carro é o da imagem desse artigo )
Exemplo 4- E nas igrejas? Será que algumas pessoas acham que Deus é surdo? Já participei  em cultos que o som era tão alto, mas tão alto que saí com dor de cabeça. Será que isso é necessário mesmo? Um texto da Bíblia diz:( Isaías 59:1  Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir). Embora este texto não se refira ao som em volume, mas cabe muito bem aqui, pois alguns acham que quanto mais alto o som, mais Deus ouve. Quanto a este ponto não me refiro a estilos de cultos e práticas litúrgicas onde as pessoas oram em voz alta  tidas como barulhentos. Estou literalmente falando sobre o abuso da Intensidade Sonora Musical. Em muitas igrejas não se consegue nem apenas entender a letra, porque o instrumental em muito supera o vocal, e pelo que sei , deveria ser o contrário. O que as pessoas querem é desfrutar de um lugar cheio de  harmonia em todos os sentidos. Se transgredir a lei é pecado, logo os que usam o som em tamanho volume... pecam. Por isso volto a dizer: Ei!  Abaixa esse som.
Você sabia que:
*1-O Imperador César (101 - 44, antes de Cristo) determinou"que nenhuma espécie de veículo de rodas poderia permanecer dentro dos limites da cidade (Roma), do amanhecer à hora do crepúsculo; os que tivessem entrado durante a noite deveriam ficar parados e vazios à espera da referida hora". (César - Senatus Consultum - O Automóvel, de Halley).
*2-Martial (40 - 104, depois de Cristo), poeta irônico que glosou os costumes da sociedade de Roma (Martial - El ruido. Documenta Geygi, 1967 - Rio) E reclamava dos ruídos da cidade, durante a noite, enumerando-os e dizendo "que não podia dormir, porque tinha Roma aos pés da cama".
*3-Nas andanças pelo passado histórico do ruído, principalmente na obra Ecologia e Poluição - Problemas do século XX, de Homero Rangel e Aristides Coelho – que indicamos aos interessados na matéria – encontrei o decreto mais original sobre silêncio: foi o da Rainha Elizabeth I da Inglaterra, que reinou de 1588 a 1603, e que"proibia aos maridos ingleses baterem em suas mulheres depois da 10 horas da noite, a fim de não perturbarem os vizinhos com gritos". ( Fonte: http://www.pitoresco.com.br/consultoria/variedades/05.htm)
Espero que tenha sido de grande utilidade esse artigo para sua vida, afinal...a saúde agradece. Abraços

Raimundo Soares de Andrade   é Pastor da Igreja de Deus e formado em Música pela UFPR-Curitiba-2000

Nenhum comentário:

Postar um comentário