sexta-feira, 9 de março de 2012

O Piano o Jazz e a Igreja



O PIANO
Instrumento de teclado que se destinge  pelo fato de suas cordas serem percutidas por martelos em vez de pinçadas ( Como nos cravos). Dicionário Grove de Música
Piano é um instrumento musical tocado por meio de um teclado . É um dos mais populares instrumentos no mundo. Amplamente utilizado no clássico e jazz para a música solo de performances , o uso do conjunto, música de câmara e acompanhamento , o piano também é muito popular como um auxílio para compor e ensaiar . Embora não seja portátil e muitas vezes caro, a versatilidade do piano e onipresença fizeram dele um dos mundiais mais conhecidas instrumentos musicais.http://en.wikipedia.org/wiki/Piano )


O JAZZ
Música criada principalmente por negros norte americanos no início do século XX, através de um amálgama de elementos oriundos  das tradições europeias, americana e africanas.
( Dicionário Grove de Música )
O jazz é uma manifestação artístico-musical originária dos Estados Unidos. Tal manifestação teria surgido por volta do início do século XXna região de Nova Orleães e em suas proximidades, tendo na cultura popular e na criatividade das comunidades negras que ali viviam um de seus espaços de desenvolvimento mais importantes.
O Jazz se desenvolveu com a mistura de várias tradições musicais, em particular a afro-americana. Esta nova forma de se fazer música incorporava blue notes, chamada e resposta, forma sincopada, polirritmia, improvisação e notas com swing do ragtime. Os instrumentos musicais básicos para o Jazz são aqueles usados em bandas marciais e bandas de dança: metais, palhetas e baterias. No entanto, o Jazz, em suas várias formas, aceita praticamente todo tipo de instrumento.


E A IGREJA( Templo)
Igreja. Lugar onde as pessoas se reúnem para adorar a Deus, através da oração, do louvor da música e da comunhão cristã. Salmos 122:1  Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do SENHOR.
Para muitas igrejas o piano foi visto como um instrumento profano, já que  por muito tempo fora usado pelos negros em cabarés americanos, principalmente na excussão do jazz e do blues . Será que o PIANO é culpado do lugar em que é colocado e da música que é executada pela pessoa  que lhe toca ? Uma coisa é certa. Dons e talentos são consagrados ao Senhor de todas ARTES, logo o ritmo criado pertence ao Senhor, pois nada existe que não tenha sido criado por ele. Um instrumento também é obra de suas mãos, pois o mesmo não tem vida em si. A igreja com sua sabedoria deve consagrar tudo o que está no seu altor para a Glória do Senhor Jesus. Resumindo: O PIANO, O JAZZ e a IGREJA são frutos do altíssimo Deus. O Salmos 33-3 diz: Cantai (  Jazz) ao Senhor um cântico novo, tocai ( Piano) bem e com alegria ( Igreja)

Nenhum comentário:

Postar um comentário