sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Webquest. O que é e como fazer...




Webquest

O conceito foi criado em 1995 por Bernie Dodge,  professor estadual da Califórnia (EUA) tendo como proposta metodológica o uso da Internet de forma criativa. A Webquest é uma atividade investigativa onde as informações com as quais os alunos interagem provêm da internet
Quem Elabora?
Feita por um professor para ser solucionada por alunos que se reúnem em grupos.
Quais os Recursos? Também chamados de fontes, os recursos podem ser livros, vídeos e mesmo pessoas a entrevistar, mas normalmente são sites ou páginas da Web.
Quais os tipos que existem? A Webquest é definida por Bernie Dodge  em:          
Curta: Leva de uma a três aulas para ser explorada pelos alunos e seu objetivo é a integração do conhecimento.                                                                                     
Longa: Leva de uma semana a um mês para ser explorada pelos alunos em sala de aula e tem como objetivo a extensão e o refinamento de conhecimentos.                             
Como ela é Estruturada?A Webquest é constituída de sete seções:
Introdução - Determina a atividade.
Tarefa - Informa o software e o produto a serem utilizados.
Processo - Define a forma na qual a informação deverá ser organizada (livro, vídeos etc).-
Fonte de informação - Sugere os recursos: endereços de sites, páginas da Web
Avaliação - Esclarece como o aluno será avaliado.-
Conclusão - Resume os assuntos explorados na Webquest e os objetivos supostamente atingidos.                                                                                                             
Créditos - Informa as fontes de onde são retiradas as informações para montar a webquest, quando página da Web coloca-se o link, quando material físico coloca-se a referência bibliográfica. É também o espaço de agradecimento às pessoas ou instituições que tenham colaborado na elaboração.                                                                      
Quais os Objetivos Educacionais? - O educador moderniza os modos de fazer educação (sincronizado com o nosso tempo/internet). - Garante o acesso à informação autêntica e atualizada. - Promove uma aprendizagem cooperativa.                                
Desenvolver habilidades cognitivas “Aprendizagens significativas são resultados de atos de cooperação, as WQs estão baseadas na convicção de que aprendemos mais e melhor com os outros do que sozinhos.” - Favorece as habilidades do conhecer (o aprender a aprender). - Oportuniza para que os professores de forma concreta se vejam como autores da sua obra e atuem como tal. (acessar, entender e transformar). - Favorece o trabalho de autoria dos professores. - Incentivar a criatividade dos professores e dos alunos que realizarão investigações com criatividade. - Favorecer o compartilhamento dos saberes pedagógicos, pois é uma ferramenta aberta de cooperação e intercâmbio docente de acesso livre e gratuito.                                                                                
Quem mais esta usando as Webquest?
Pelo seu aspecto pedagógico, dinâmico, amplo, informativo e investigativo, estimula: - Professores, Mestres e Doutores das mais diversas áreas e seguimentos. - Alunos.                                                                 
Passos para elaboração de uma Webquest Planejar
  • Definir o tema
  • Selecionar fontes de informação
  • Delinear a tarefa
  • Estruturar o processo
Formatar
  • Escrever a introdução
  • Escrever a conclusão
  • Inserir o conteúdo no gabarito
Publicar
  • Fazer os acertos finais
  • Publicar a Webquest
Gabaritar
  • Nessa etapa é necessário usar um editor HTML, o que exige conhecimento em informática  
Créditos - WEBQUEST: 
       Metodologia que ultrapassa os limites do Ciberespaço.
       Profa Gílian Cristina Barros - www.escolabr.com
       Gabarito - www.webquest.futuro.usp.br
       Espaço para discussão Wqs - www.escolabr.com
Fonte de pesquisa:

MINHA WEBQUEST
Tema: A música raiz na região de Rondonópolis-Mt
1-Introdução:
A música é uma grande forma de comunicação, como também de manifestação cultural. Em cada canto do mundo um povo interage com a música, onde de geração em geração são passados seus conceitos e costumes. Nesse sentido, a música preserva viva, toda a cultura e traços de um povo.
2-Tarefas:
-Pesquisar na comunidade local, as manifestações culturais  direcionadas à preservação da música raiz.
-Pesquisar na internet  a presença desses tipos de manifestações em outros lugares do Brasil e fazer comparações, destacando as diferenças entre regiões.
-Pesquisar e destacar quantos grupos de música raiz existe na sua cidade e como são seus ensaios e apresentações.
-Coletar vídeos e artigos na rede sobre os mesmos
-Entrevistar um dos grupos estudados ( Elaborar perguntas antecipadamente)
-Fazer uma pequena gravação  de vídeo e  postar no youtube ( pedir autorização)
3-Processo
-A turma será dividida em 4 grupos ( de 7 a 8 pessoas). Um líder deverá ser escolhido para tomar a frente das pesquisas e juntos devem elaborar um cronograma de tudo o que dever ser feito . Anotar passo a passo o desenvolvimento e entrosamento da equipe nas divisões de tarefas.
4- Avaliação
Cada grupo poderá escolher a sua forma de apresentação:
a-Teatral
b-Musical ( Trazer letra da música para todos acompanharem)
c-Apresentação com slides ( reservar data show)
d-Trazer um grupo de música raiz
Obs: O grupo será avaliado com um todo
6-Conclusão
O resultado da pesquisa  mostrará o quanto  é importante a conservação da cultura popular de um povo, principalmente no quesito música. É a memória de um povo sendo escrita de diversas formas  diferentes(Áudio, vídeo, imagens, textos, gravações  entre outros)
Esta webquest  foi elaborada por Raimundo Soares de Andrade para o curso do Eproinfo, realizado pelo Cefapro de Rondonópolis-Mt. Atividade, 1.6


Nenhum comentário:

Postar um comentário