domingo, 21 de agosto de 2011

Sucata não! Arte em alumínio

Achei  muito interessante o artigo desse site que utilizou uma de minhas obras de presépios feito com  latinhas de alumínio e resolvi postar  no meu blog.

ALUMÍNIO


LatinhasAlumínio é o primeiro nome lembrado quando o assunto é reciclagem. Ele pode ser reciclado infinitas vezes, sem perder suas características durante o processo.
A reciclagem do alumínio economiza recursos naturais, energia elétrica... O alumínio reciclado usa apenas 5% da energia necessária para produção do alumínio a partir das jazidas; Além de oferecer ganhos sociais e econômicos.

J F Metais compra alumínio em geral (latinha, perfil , chapa, panela, alumínio duro, persianas,telhas de alumínio,cavaco de alumínio...).

Produção do alumínio:

Extração da bauxita: que se resume a extração, compactação e secagem do produto.

 

Transformação em alumina:  Da bauxita vai ser retirada a alumina, uma espécie de pó branco. Para isso usa-se a soda cáustica, secagem, filtragem e um processo de eletrólise, que por meio elétrico separa componentes químicos.

 

Transformação em lingotes : A alumina é processada junto com outros elementos químicos. Com a ação de eletricidade e fundição formam-se os lingotes ou chapas de alumínio. Com pureza de 98%, o alumínio segue para as mais diversas indústrias que o moldam, de acordo com o que desejam.

O processo de reciclagem do alumínio

A RECICLAGEM DO ALUMÍNIO
 

Latinhas, peças de carro, armações de janelas etc... são compactados em fardos e levados pra usina.
Na usina, com peneiras, e sistema eletromagnético, são retirados metais ferrosos, areia, terra...
Depois de limpo o alumínio vai pro forno de fundição, e estará pronto para formação dos lingotes.

Lembre-se Uma lata de alumínio demora mais de 100 anos para se decompor na natureza.

Fontes das informações:

Wikipédia

Associação Brasileira do Alumínio - ABAL

Como Tudo Funciona/UOL
Setor Reciclagem

Encontrei este PRESÉPIO, de latinhas.
Presépio de latinha 
Criação  de  Raimundo Soares de Andrade
fonte de pesquisa:
Vou aproveitar e colocar outras obras minhas realizadas com alumínio.
A transformação começa em nossa cabeça e se completa pelas nossas mãos.

Um comentário:

  1. A vilfer é uma empresa que atua na área de venda de sucatas de alumínio na região de Vila Velha - ES e por todo Brasil.
    A facilidade para a reutilização do alumínio gera uma preferência e apelo popular para o seu uso no mercado. Diversos programas de reciclagem do alumínio são vistos no nosso dia-a-dia gerando rentabilidade para diversas famílias e incontáveis benefícios para o Meio Ambiente.
    Comercializamos sucatas de alumínio, agindo com responsabilidade ao contribuir para a reciclagem de todos os tipos de resíduos. Compramos e vendemos todos os tipos de alumínios, contribuindo assim com o crescimento econômico e com o desenvolvimento sustentável da cidade de Vila Velha – ES.
    http://vilfer.com.br/index.php/produtos/sucatas-de-aluminio

    ResponderExcluir