A lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008, que prevê o ensino da música nas escolas já está em vigor. Será essa realmente uma tarefa para um especialista na área? Nem sempre. Com certeza faltam profissionais capacitados musicalmente e alguns poucos que existem não conseguem atender a demanda escolar. O x da questão é: O que e como, escola e professores podem fazer para desenvolver ações e proporcionar a educação musical dentro do currículo escolar. Caberá ao professor de arte solucionar esse dilema? A verdade é que muitos professores de arte podem ajudar no critério musical, mas esta não é uma realidade geral e muitos desses profesores nem ao menos tem formação de arte, mas em outra área ( letras, por exemplo) É certo que a lei obriga o ensino desse conteúdo nas aulas de arte, pois além de contribuir para a socialização e a aproximação de manifestações culturais, estudar música ajuda a desenvolver habilidades como o canto, a execução de algum instrumento musical e uma produção sonora de maior qualidade.Você sabe como trabalhar isso ( a música) nas séries iniciais? ( fases) . É preciso ter pelo menos algum conhecimento básico sobre música. ( Por exemplo: Altura, Timbre, Rítmo, Velocidade, Notas Musicais, entre outros) Deixo algumas dicas práticas que poderão ajudá-lo (a) em suas dúvidas no planejamento de uma boa aula de música:
A proposta é ser criativo e interativo.
1-Produza atividades de Audição ( Momento de familiarização com diferentes estilos e rítmos musicais).
2-Trabalhe a percepção Auditiva ( Variedades de sons e timbres de diversos instrumentos musicais. Ao vivo ou em CD)
3- Pratique movimentos corporais ( Gestos e dança)
4- Faça práticas experimentais (Apresentações de instrumentos e canto feitas por alunos ou convidados)
5- Tenha um repertório interesantes e adequado. Trabalhe melodias simples e conhecidas. Permita que as crianças tragam as músicas que conhecem e ofereça diversidade musical. Envolva-as com cantigas de rodas, parlendas e canções folclóricas. Não direcione exclusivamente as músicas somente para datas comerativas.
6- Não se preocupe se você não sabe cantar ou tocar. Pra tudo tem um jeito. Convide alguém e recorra a CDs, Mp3, Vídeos,naquilo que você pretende usar na sala de aula.
7- Caso a escola não tenha algum instrumento musical , converse com a gestão sobre a possibilidade de compra. Uma boa alternativa é contruir instrumentos musicais de percussão com sucatas .
8- Procure se possível inserir a aula de música pelo menos duas vezes por semana no seu calendário ( meia hora já pode ser suficiente) Segundo a professora Vivian Barbosa (Curitiba-Pr) " A boa aula começa com a audição de uma música tranquila, seguida das atividades de percepção e das vivências de canto e percussão"
9- Seja perseverante. A proposta da utilização da música em sala de aula, não é formar músicos, mas contribuir para a sua formação de vida com um carater sólido.
10- Promova encontros musicais no ambiente escolar ( a sua cidade com certeza deve ter muitas pessoas que cantam ou tocam, por isso... mão a obra e boa aula de música)
Fonte de pesquisa: Revista Escola, Ano XXVI, nº 245. Setembro de 2011, Pg 84-85
Fonte de pesquisa: Revista Escola, Ano XXVI, nº 245. Setembro de 2011, Pg 84-85
Raimundo Soares de Andrade é Coordenador Pedagógico da Escola Est. Eunice Souza dos Santos e Formado em Música pela UFPR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário