quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Medo. Dicas práticas para vencê-lo


Enquanto almoçávamos essa semana (  23/10/2011) minha filha (Érica - 6 anos) disse: Quando eu vou fazer xixi sozinha no banheiro, eu fico com medo, então eu levanto minha mão assim: ( para cima) e peço pra Jesus segurar bem forte, daí,  meu medo passa. Foi  realmente maravilhoso ouvir o que ela disse: Isso sim que é encarar o medo de frente. É preciso saber que o medo existe, mas que sempre tem um jeito de vencê-lo

Medo. Segundo o Mini Dicionário Aurélio, significa: Sentimento de viva inquietação, ante a noção de perigo real ou imaginário, de ameaça, pavor, temor;
Medonho: Que causa medo
Medroso: Que tem medo
Exemplos comuns de medo: Animais, coisas, trânsito, pessoas, ficar só, escuro, altura, violência, guerra, doença, morte, assaltos, morte, de ir pro inferno e muito mais.
Dicas práticas para vencer o medo:

Fazendo algumas pesquisas encontrei esse artigo e creio ser de grande ajuda para quem puder praticá-lo:
A extinção dele parece possível , mas , demanda um tempo maior para pesquisas. Sugere-se:
1) Exposição : a cura ( ou aprender a conviver com tipo de medo específico ) para uma pessoa que tem medo de determinado animal ou fato, é procurar , dentro dos limites de segurança, conviver com esse animal ou fato para verificar a transformação , a aceitação e se fortalecer . É preciso se EXPOR e conviver o mais natural possível com os animais ou os fatos que ocasionam o medo para superá-los. É um treinamento e aprendizado .
2) Medicação : procurar um profissional consciente , preparado e comprometido.
3) Terapia : escolher como terapeuta, de preferência por indicação, um profissional que se envolva com seu caso e tenha formação específica.
4) Oração : “ eu tudo posso NAQUELE que me fortalece “ . Sobre este assunto falaremos no próximo artigo.
5) Aprenda sobre aquilo que gera o medo. A ignorância sobre o fato, fortalece o medo. A incerteza é um dos grandes componentes do medo .
6) Pensamento positivo . O maior inimigo do homem é o medo, gerado no seu cérebro, quem o alimenta são os pensamentos negativos.
7) Controlar a ansiedade : a ansiedade faz parte da vida, não há como eliminá-la, contudo com conhecimento e razão devemos minimizá-la e , conseqüentemente os transtornos por ansiedade generalizado causador dos medos e por ela nutrido poderão até ser suprimidos de nossas vidas . Também será assunto de nossas reflexões.
8) Pratique: tudo aquilo que causa medo só de pensar em tentar fazê-lo, deve em etapas ser feito , aumentando gradativamente o grau de dificuldade obtendo um retorno positivo.
9) Descubra alguém que não tem medo :ela contará porque não tem medo, o que fez para superá-lo. Que métodos usou para promover alívio e conforto.
10) Fale sobre seu medo : um dos segredos da vida é compartilhar, um facilita a vida do outro,passamos a perceber que todos somos mortais, finitos, sem querer mostrar para alguém aquilo que efetivamente não somos. Ser transparente implica numa condição que envolve número significativo de fatos; é um desafio .
11) Meditação: o medo por ser o resultado final de um processo em cadeia com liberação de produtos químicos, é preciso interromper o processo, abortar a reação .
12) Iniciar um processo : que permita suspender o desenvolvimento em cadeia que tem como produto final o medo.
O medo não é uma emoção simples. Para melhor vivermos , com menos sofrimento , precisamos de ajuda para superá-lo ou aprender com ele conviver . Cada um escolherá a forma de ajuda, dentre as sugestões fica claro que além de efetivas, elas se potencializam quando associadas. São sempre eficientes e eficazes .

Fonte:http://sergiomingrone.blogspot.com/2009/05/c-r-c-t-e-r-i-s-t-i-c-s-d-o-m-e-d-o.html
O versículo que tenho usado para  lutar contra o medo é o que está na imagem acima. Vencendo o medo com amor.
Exemplos de medo na Bíblia: Esses personagens passaram por seu momentos de medo, mas também foram vitoriosos. vale a pena estudar a história deles.
1-Adão
Gênesis 3:10  Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi.
2-Jacó
Gênesis 32:7  Então, Jacó teve medo e se perturbou; dividiu em dois bandos o povo que com ele estava, e os rebanhos, e os bois, e os camelos.                                                                                                                                 
3- Saul
1 Samuel 18:15  Então, vendo Saul que Davi lograva bom êxito, tinha medo dele.
4-Marinheiros (  Jonas)
Jonas 1:5  Então, os marinheiros, cheios de medo, clamavam cada um ao seu deus e lançavam ao mar a carga que estava no navio, para o aliviarem do peso dela. Jonas, porém, havia descido ao porão e se deitado; e dormia profundamente.
5- Discípulos de Cristo
Mateus 14:26  E os discípulos, ao verem-no andando sobre as águas, ficaram aterrados e exclamaram: É um fantasma! E, tomados de medo, gritaram.
6- Pedro
Mateus 14:30  Reparando, porém, na força do vento, teve medo; e, começando a submergir, gritou: Salva-me, Senhor!
7- Maria e maria Madalena
Marcos 16:8  E, saindo elas, fugiram do sepulcro, porque estavam possuídas de temor e de assombro; e, de medo, nada disseram a ninguém.
8- Elias
1 Reis 19:3  Temendo, pois, Elias, levantou-se, e, para salvar sua vida, se foi, e chegou a Berseba, que pertence a Judá; e ali deixou o seu moço.
1 Reis 19:9  Ali, entrou numa caverna, onde passou a noite; e eis que lhe veio a palavra do SENHOR e lhe disse: Que fazes aqui, Elias?
E a FOBIA ?
Fobia: Medo Mórbido. Medo exagerado de alguma coisa, espaço ou situação

Fobia é um medo e temor intenso, repetitivo de um ser (animado ou inanimado), de uma situação ou uma idéia, porém que objetivamente não se constitui em uma fonte real de perigo.
Em geral, o paciente fóbico reconhece que seu medo não é real, percebe como irracional, mas sente-se impulsionado a evitar o contato com o objeto fóbico e é invadido por um acesso de ansiedade com forte manifestações físicas.
É comum o paciente desenvolver respostas fisiológicas diante destes pensamentos e da ansiedade desencadeando taquicardia, sudorese, tremores, falta de ar, variação da pressão e outros sintomas que fazem aumentar ainda mais seus temores podendo progredir para uma sindrome.
Há inúmeros tipos de fobias entre as mais citadas e identificadas temos:
Agorafobia que corresponde ao medo de lugares abertos ou de não se sentir capaz de sair de situações que lhe provoquem medo e insegurança. A pessoa acha que se algo acontecer a ela numa determinada situação, ninguém irá poder ajudá-la, com isso evita sair e ficar exposta.
Acrofobia: é um medo irracional de alturas na qual a pessoa evita locais próximo de janelas, prédios de apartamentos, parapeitos, escadas, etc.
Claustrofobia: medo de locais apertados e estreitos ou de locais fechados com pouco ar, muito comum o medo de elevadores e salas com portas fechadas ou espacços sem janelas.
Nosofobia: é um medo irracional de adquirir doenças ou de achar que está sujeita a contágios de doenças infecciosas pelo simples contato com o ar ou com ambientes hospitalares e clinicas
Zoofobia: medo de animais como gatos cachorros, cavalos e mesmo outros pequenos animais e pássaros.
fonte: http://www.psicologiananet.com.br/o-que-e-fobia-e-quais-as-fobias-mais-comuns/648
Espero que esse artigo possa ajudá-los em seu maiores ou menores medos. Davi, um grande homem de Deus tinha muitos "medos" em sua vida,  mas quando dormia ele dizia: Em paz me deito e logo pego no sono, porque só Tu Senhor, me faz repousar em segurança ( Salmos 4:8) Faça que nem ele. Confie em Deus
Quer colaborar? Deixe  comentários


Nenhum comentário:

Postar um comentário