quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O uso da arte como formadora de um caráter sólido


O Uso da arte como formadora de um caráter sólido
Podemos chegar a uma breve conclusão sobre esta frase : Todos somos responsáveis em formar cidadãos que sejam capazes de viver bem para se ter uma sociedade melhor e mais justa e  alcançar um padrão de vida  equilibrado. Tanto, escolas e igrejas e outras entidades  ( órgãos governamentais ou não governamentais) podem com amor e dedicação  usar a prática artística como base  na formação de vida para um bom  desenvolvimento e  uma boa formação humana e com isso, caminhar rumo a uma excelente qualidade de vida.
            A arte sempre acompanhou os seguimentos e os desenvolvimentos da humanidade estando sempre presente na sociedade, e isso pode ser percebido e notado  em qualquer canto ou lugar. Através da  arte o povo expressa seus conceitos, seus costumes, suas crenças, suas culturas e tradições com suas próprias maneiras de ser e viver, gerando assim, uma identidade própria.
O livro de Parâmetros Curriculares Nacionais ( PCN) volume  6 de Arte, dá-nos uma orientação no que se refere a Educação em Arte. “ A arte em Educação propcia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido a experiência humana”.

O aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas, quanto a ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos seus colegas, pela natureza e nas diferentes culturas. É sabido que cresce cada vez mais o resultado que ela exerce como aliada à Educação em desenvolver ações comunitárias e formar caráter solidários, como também trabalhar na construção de um ciclo familiar sólido e estruturado. Nossa grande missão como educadores não é formar  artistas profissionais, mas contribuir para o pleno desenvolvimento dessas crianças , adolescentes  e jovens dando-lhes novas oportunidades e novas perspectivas de vida, criando assim, uma geração de homens e mulheres comprometidos consigo mesmo, com Deus, com sua família e principalmente com a sociedade.
É de suma importância que a sociedade se una num objetivo comum em prol da   realização de trabalhos  e projetos que viabilize a integração e a socialização com crianças e adolescentes através da Arte ( e outras modalidades) contribuindo assim para a inclusão social, preparando-os para uma convivência mais saudável com a família e com a sociedade, despertando dentro dos mesmos  um interesse pela busca de uma realização pessoal, fazendo-os descobrir que eles tem uma grande influência e  importante função no mundo.
Quando pensamos nos benefícios que a arte produz em nossas vidas , percebemos que não podemos viver sem ela, pois a mesma está presente em todos os momentos de nossas vidas. Viver, é uma arte.
É de suma importância saber que a arte precisa ser vista e apreciada de uma forma bem peculiar: 1- A contextualização. Aqui  se pode tirar o que há por traz da obra, ver o seu contexto histórico, motivos que levaram o artista a executá-la. Conhecemos o mundo político da época, o meio social, religioso e tudo mais que possa envolver essa obra.( uma aula de história, recheada de valores estéticos, morais etc) 2- A apreciação. Aqui aprendemos a olhar a obra com outros olhos. Olhar crítico,  construtivo, indagador, investigador. Conhecer e apreciar a obra como um todo, independetemente ser  ela  bonita ou feia ( se é que existe isso em arte)
Com a arte melhoramos a nossa expressão corporal (atitude pessoal) podemos trabalhar a coletividade, a imaginação, a percepção, a sensibilidade. Promovemos a interação com diferentes tipos de materiais e diferentes formas de arte. Cresce e desenvolve a valorização do trabalho em equipe, conseguimos o melhoramento do ensino e  adquirimos respeito mútuo. Trabalhamos o caráter de forma saudável  e a mesma ( a arte)  torna-se  agente formador de personalidade positiva. Podemos desenvolver diferentes possibilidades de trabalho e promover espaços para reconhecimento das inteligências múltiplas como um todo, e ainda podemos  trabalhar na criatividade como fator de construção de novos valores . Com certeza a arte é indispensável em qualquer meio de vida da sociedade, principalmente dentro das escolas. Um professor de arte é realmente um artista ao encarar uma classe cheia de vitalidades com talentos revelados e outros ainda bem ocultos. Cabe ao mesmo descobrir o grande potencial artístico em cada estudante. Amor, dedicação e criatividade não podem faltar na sua lista de ingredientes para uma boa aula de arte. Como diz a letra de uma velha música tão conhecida: A gente não quer só comida, a gente quer comida  diversão e ARTE. Resolvi terminar esse artigo com uma pequena poesia já  postada nesse blog:
Simplesmente Arte !
Pegar num pincel, viajar até o céu...
Imaginar um imenso mar colorido,
Onde tudo é permitido
...Baleias vermelhas, arraias azuis, 
Algas imensas, águas densas;
Mais parece uma floresta, infinita.
Pegar  num pincel, rabiscar um papel
Pode até ser numa tela, numa telha,
Ou até mesmo num pedaço de madeira.
Onde a tinta cai não importa, o que vale mesmo 
É que o que ela tocar...arte será,
Independente da mão do artista...
Porque ela só quer mesmo é ser vista,
Apreciada, admirada, amada, respeitada.
Não importa por quem... ela só diz: 
Vem, eu sou a arte !
Estou no centro do universo, vivo no verso,
Sou fruto do Criador, Senhor Deus de todas as artes.



Raimundo Soares de Andrade é Pastor, Artista Plástico e
Professor de arte da Escola Estadual Eunice Souza dos Santos na cidade de Rondonópolis-Mt

2 comentários:

  1. Graça e Paz amado Pr., gostei de seu blog é muito edificante. Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza temos que levar em consideração que a arte é realmente uma formadora de um bom caráter

    ResponderExcluir