quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Arte em Escultura. Conceito - Biografia - Obras: Frode Mikal Lillesund - Noruega


Arte em Escultura. Conceito, biografia e obras de 
Frode Mikal Lillensund

( Obs: Artigo, biografia e fotos cedidas com permissão do artista, por E-mail )


Frode Mikal Lillesund é um escultor, nascido em 1974 em Haugesund ( Noruega). Mudou-se para Oslo em 1994.
Iniciou seus estudos de arte em Oslo  (Desenho e Pintura ) de 1996-1998. De 1998-2005, ele estudou escultura na Academia de Arte de Oslo no âmbito do bl. a. Marie Krogh, Tostrup Aksel e kokkin Kirsten. No mesmo período (1998-2005) estudou desenho e pintura com estudos aprofundados na composição e no design nórdico da Academia de Arte Clássica, com professores como: Jan Cato Böttg. Durante e após seus estudos, Frode Mikal Lillesund obteve muita experiência como professor de desenho e pintura na Academia de Arte Clássica Nórdicos, foi também um professor substituto e convidado de escultura na Academia Nacional de Arte em Oslo em 3 ocasiões.

O mesmo trabalha principalmente com esculturas de bronze, e na maioria das  vezes figuras humanas.  Mikal trabalham com muita liberdade em suas composições muitas vezes sem modelo, é possuidor de uma característica e capacidade  peculiar de criar composições emocionantes tanto monumentais como  em pequenos  detalhes. Seus personagens são muitas vezes  voltados ao mundo ao mundo  realista, mas para o artista é importante  criar um  interresse interior, bem como uma externa "dinâmica de forma" (espécie de tensão linguagem e ritmo), como base para a expressão visual em sua dela arte
[skulptur+kunst+kunstner+billedkunst+art++bronse+frode+mikal+lillesund+.jpg]Lillesund ganhou vários prêmios por sua escultura clássica figurativa, e ele realizou uma comissão  de escultura de grande vulto. "O Imperador" Peer Gynt ".Atualmente ele está trabalhando em um monumento ( Harold Feira de cabelo ) para ser inaugurada em 2012.

Links especiais sobre vida e obras de Frode Mikal


 5- Obras  Maravilhosas de  Frode Mikal Lillesund


1- Court Jester ( Coringa)
Escultura com  profundo conteúdo litérário

 

A escultura "Court Jester" ("Coringa") é o resultado dos exames do meu mestre na Academia. Estreei na cena da arte pública (Noruega, Bienal de Escultura 2008), três anos depois com a mesma obra.


2- Epicuro -  Um Filósofo Feliz





A escultura "Epicuro" / "bon vivant" deriva de uma série de retratos imaginários. Embora a escultura representa uma pessoa real, eu me permiti deixar a minha própria imaginação para criar suas características faciais de um sentimento que eu acredito que se encaixa que esse filósofo defendia.Eu quis criar um personagem que é cheia de vida e alegria, e com o brilho de uma auto-confiança que permite que qualquer impulso espontâneo que tinha de ir.


3 -  Os Homens com Barbas






Nesta escultura da cabeça de um homem de barba do mesmo tamanho que a cabeça de uma criança pequena. A escultura não tem corpo, mas sua barba representar visualmente um corpo que é proporcional semelhante ao corpo de uma criança pequena. o homem da barba Montado subjacente expressa uma fragilidade que a inocência de uma criança dormindo. Permanente reunidas em grupos, elas são percebidas como "portadores da sabedoria."

4- O Imperador Peer Gynt
Escultura de bronze instalada em Oslo - Noruega




A escultura "O Imperador Peer Gynt" decorre de um concurso internacional organizado pelo Grupo Selvaag para a decoração da cidade Loren. Foi comprado em grande formato (cerca de 250 centímetros inkl.sokkel) e está agora listado no centro do pátio por trás Loren Torg.

5- Acrobatas - Acrobacia, Escultura Clássica


A escultura "acrobatas" é um "jogo acrobático" com a escultura clássica.Originou-se de um artista num período de trabalho sobre o tema do "malabarista / bobo". Lillesund que tem um fundo de malabarismo e cultura do skate, era naquela época ainda era um estudante. Ele estava preocupado sobre como uma boa peça clássica de arte exige tanto conhecimento técnico profundo e habilidades práticas em uma paridade com músicos clássicos, dançarinos ou qualquer acrobatas.




Conceito de escultura
http://www.suapesquisa.com/artesplasticas/escultura.htm

O que é 
Podemos definir escultura como a arte de moldar ou talhar determinados materiais como, por exemplo, madeira, argila (barro), pedra, metais, entre outros. 
O artista plástico, no caso escultor, produz uma escultura usando criatividade, sentimentos e idéias. Ele cria volumes, formas e define espaços numa escultura.

No processo de produção escultural, o artista pode utilizar várias técnicas como, por exemplo, fundição, moldura ou o trabalho com ferramentas na matéria-prima bruta.

As esculturas são usadas desde a pré-história como manifestação artística. Arqueólogos já encontraram diversas esculturas que foram produzidas no período pré-histórico.
Escultores famosos:
Michelangelo (italiano)
Leonardo da Vinci (italiano)
Donatello (italiano)
Salvador Dalí (espanhol)
Aleijadinho (brasileiro)
- Victor Brecheret (italo-brasileiro)
Auguste Rodin (francês)

Pieta, escultura de Michelangelo

Pieta de Michelangelo: uma das esculturas mais famosas da história 

Por. Raimundo Soares de Andrade ( Professor de Artes )
Escola Estadual Eunice Souza dos Santos
Rondonópolis-Mt , 17/022011 Brasil



2 comentários:

  1. Mesmo sem conhecer Frode Mikal pessoamente, considero-o um bom artista. Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Essa pesquisa está sendo importante para o trabalho que estou produzindo juntamente com meus colegas da equipe. Como estamos pesquisando sobre escultura, tudo está ótimo.

    ResponderExcluir