quarta-feira, 21 de setembro de 2011

1º Fórum Municipal pela PAZ nas Escolas


  FÓRUM MUNICIPAL PELA PAZ NAS ESCOLAS

A violência tem se constituído num grave problema social em nosso país e nosso estado. Cada vez mais, escolas, alunos, professores e comunidades sofrem seus reflexos, o que requer do governo e da sociedade civil respostas firmes, eficazes e continuadas. Além disso, a complexidade deste problema exige programas e ações intersetoriais (educação, segurança pública, saúde, direitos humanos, assistência social, e outros), que sejam planejadas, gestadas, monitoradas e avaliadas no âmbito governamental, mas com a participação efetiva dos representantes da sociedade.
Neste sentido, a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), através da Superintendência de Educação Básica (SUEB) e da Coordenadoria de Projetos Educativos (CPE), promoverá nos dias 29 e 30 de setembro, em Cuiabá,  o “I FÓRUM ESTADUAL PAZ NAS ESCOLAS”, com o objetivo de identificar situações de conflitos e violência que atingem diretamente a escola ou seu entorno e levantar propostas para o seu enfrentamento.
Em cada município deverá acontecer o PRÉ-FÓRUM MUNICIPAL, com a presença das Redes de Educação estadual, municipal e privada, Segurança, Ministério Público, Igrejas, Associações de bairro, Conselhos, CRAS, CREAS, PETI, CAPS, e demais segmentos da sociedade.
De igual maneira, em cada escola deverá ser realizado o PRÉ-FÓRUM ESCOLAR, com a comunidade escolar (pais, alunos e os profissionais da educação), com o objetivo de realizar um diagnóstico da situação de violência escolar (se houver) e que levantem sugestões ou propostas para solucionar os problemas.

A escola deverá se organizar para realizar o pré-fórum escolar entre os dias 29 de agosto a 03 de setembro de 2011.
Em Rondonópolis-MT
LOCAL: EE DANIEL MARTINS DE MOURA
CRONOGRAMA:

DIA 21/09/2011

Credenciamento: 18 às 19h

  1. Abertura Oficial: 19h
  • Composição da mesa;
  • Apresentação e programação dos trabalhos
           ao público presente;

  1. Trabalhos em grupos:
  • I- Análise do problema da Violência no contexto da escola.
  • Utilização dos formulários 1, 2 e 3.

DIA 22/09/2011

DAS 8:00 ÀS 10:00

  • II- Análise da resposta atual ao problema
  • Utilização dos formulários F.4.1, F.4.2, F.4.3.

DAS 10:30 ÀS 15:30

  • III-  Propostas de ação

Das 16:00 às 18:00

  • IV-  Apresentação pelos relatores

Nenhum comentário:

Postar um comentário