Método para Violão
Cantai ao Senhor um cântico novo, 
tocai bem e com
alegria. Salmos. 33-3
Pr.  R. Soares 
de Andrade    
Contatos : (66) 3425-1697   Cel 
(66) 99947378
 Blog:
http://prrsoaresamigodedeus.blogspot.com/
Rondonópolis-Mt- 2011
INDICE
Cap 
 | 
  
Assunto 
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Pag 
 | 
 
Apresentação 
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3 
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I 
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O Violão 
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4 
 | 
 
II 
 | 
  
Música.
  Elementos Sonoros: Melodia, ritmo e harmonia 
 | 
  
5 
 | 
 
III 
 | 
  
O uso correto das mãos. Mão Esq. e  Mão Dir. 
 | 
  
5 
 | 
 
IV 
 | 
  
As Cordas   do violão 
 | 
  
6 
 | 
 
V 
 | 
  
Sinais  e
  Alterações 
 | 
  
6 
 | 
 
VI 
 | 
  
Cifras 
 | 
  
6 
 | 
 
VII 
 | 
  
Escalas  :  Maiores
  e Menores com Sustenidos e Bemóis 
 | 
  
7 
 | 
 
VIII 
 | 
  
As Notas musicais e sua representação no braço do Violão 
 | 
  
10 
 | 
 
IX 
 | 
  
Acordes:
  Significado, Formação, classificação ( Maior e menor) 
                Acordes Consonantes e Dissonantes                                                                               Acordes Aumentados e Diminutos                                                                                      
   
 | 
  
10 
 | 
 
X 
 | 
  
Acordes Relativos: 
               Maiores e Menores 
 | 
  
15 
 | 
 
XI 
 | 
  
Inversão de Acordes: 
               1                                               1 ª e 2ª Inversão ( com 3ª e 5ª no baixo) 
                                                                 3ª e 4ª Inversão ( com 7ª e 9ª no baixo) 
 | 
  
15 
 | 
 
XII 
 | 
  
Intervalos: 
              Maior,
  Menor, Aumentado e Diminuto 
 | 
  
18 
 | 
 
XIII 
 | 
  
Nomenclatura: 
              Definição e Práticas 
 | 
  
21 
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XIV 
 | 
  
Transposição 
 | 
  
23 
 | 
 
XV 
 | 
  
Ritmos
  Variados:  
              Binário, Ternário e Quaternário 
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24 
 | 
 
XVI 
 | 
  
Dedilhados e
  Arpejos. Exercícios práticos 
 | 
  
26 
 | 
 
XVII 
 | 
  
Como Afinar o Violão: 3 Formas diferentes 
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27 
 | 
 
XVIII 
 | 
  
Exercícios Práticos. Escalas  Maiores 
 | 
  
28 
 | 
 
XIX 
 | 
  
Quadro de Exercícios Gerais.  
              1-Acordes
  (M, M7) 
              2- Acordes (M, M7, m) 
 | 
  
29 
30 
 | 
 
XX 
 | 
  
Quadro de Acordes Simples  
              1-
  (M, M7) 
              2-
  (m, m7) 
 | 
  
34 
 | 
 
XXI 
 | 
  
Efeito de alguns
  acordes dissonantes ( 4ª, 7ª, 9ª ) 
 | 
  
36 
 | 
 
XXII 
 | 
  
Quadro de acordes
  Dissonantes ( com 4ª, 6ª) 
 | 
  
37 
 | 
 
XXIII 
 | 
  
Quadro de acordes Dissonantes ( com 7+ , 9ª ) 
 | 
  
38 
 | 
 
XXIV 
 | 
  
Gráficos Para
  Cifras 
 | 
  
39 
 | 
 
XXV 
 | 
  
Músicas Gerais 
 | 
  
40 
 | 
 
...Tocai bem e com alegria .Salmos 3-3 (http://prrsoaresamigodedeus.blogspot.com/)
Apresentação
Esta obra foi elaborada
com muito carinho e dedicação  e é
direcionada a todos os amantes da música, principalmente aos do violão. Esse
material é fruto de  muitos anos de
experiências  com o ensino da música na
vida do autor em igrejas, escolas e outros lugares . Esse material tem
como  objetivo principal , levar até
você, dicas práticas e simples que o ajudarão a ter um melhor desenvolvimento e
entrosamento com o instrumento do violão.
Bom ensaio e que o Senhor
te abençoe .
(http://prrsoaresamigodedeus.blogspot.com/
...Tocai bem e com
alegria. Salmos. 33-3 (http://prrsoaresamigodedeus.blogspot.com/)
Música ► É a
Arte  de combinar os sons de modo que
seja agradável aos ouvidos 
Ritmo ► São
movimentos executados em tempos fracos e fortes.
Melodia ► Sucessão rítmica, ascendente ou descendente de
sons simples.  É o canto propriamente
dito. Uma melodia pode ser executada por uma voz ou um instrumento.
Harmonia ►  São notas tocadas Simultaneamente. Pode-se
dizer que é o acompanhamento da música. (acordes). Obs;  ao cantar uma música com o acompanhamento
do  violão. O canto, é a melodia e os
acorde,  compõe a harmonia, e os
movimentos do tempo, o ritmo
III- O uso correto  das mãos 
Dedos da mão esquerda. A
mão esquerda é utilizada para montar e executar os acordes e para que o som
saia claro e nítido é importante apertar bem as cordas com boa desenvoltura.        
1 –Indicador
2 – Médio
3 – Anular
4 – Mínimo
Dedos da mão direita.
Os dedos da mão direita   são
utilizados para puxar, bater, dedilhar, arpejar e deslizar sobre as  cordas, ou seja: executar
os ritmos.                                           
P – Polegar
I –
Indicador
M –
Médio                                                                                                                                             A– Anular     
 Obs: É comum 
doer as pontas dos dedos no início da prática com o violão, mas continue
firme, logo você acostumará.
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alegria. Salmos. 33-3 (http://prrsoaresamigodedeus.blogspot.com/)
O Violão possui seis cordas e elas são contadas
de baixo para cima, 
sendo divididas em dois grupos:
V – Sinais e Alterações
As alterações são sinais colocados ao lado direito
de uma nota, modificando assim a sua tonalidade.
São eles: Sustenido e dobrado sustenido, bemol e
dobrado bemol e  bequadro
►Sustenido ( # ) Aumenta
a nota em que estiver colocada em meio tom ( Uma casa no violão)
►Dobrado sustenido.
(   ) Aumenta um  tom da nota pedida ( Duas casas ou teclas)
►Bemol ( b  ) Diminui a nota em que estiver colocada em meio
tom ( Abaixa uma casa)
►Dobrado bemol. (   )Abaixa um tom da nota pedida
►Bequadro. (   ) Anula
o efeito  provocado pelo sustenido ou
bemol
► ( + ) Sinal de aumentado. Aumenta meio tom
da nota pedida
►  ( º  )
Acorde Diminuto ( formado pela 1ª, 3 ªm, 5ªm e 6ª M )
►
Nº . 4ª, 5ª, 6ª, 7ª,  9ª...12ª.. ( notas acrescentadas ao acorde
quando pedidas)
►Modos:
( Maior, menor)  m ou - , indicam que o
modo do acorde será menor, caso não possua nada, será maior
Obs: Não é comum  a utilização do
Dobrado Sustenido, dobrado bemol e bequadro no curso                 de
violão popular, os mesmos são mais utilizados no uso da partitura
VI -  Cifras
 É uma linguagem utilizada para
expressar os acordes através de  códigos(
Letras) São utilizadas as 7  primeiras
letras do nosso alfabeto, começa com o lá, pois dizem que  na antiga Grécia o lá, era o tom mais grave, são
elas:
A 
 | 
  
B 
 | 
  
C 
 | 
  
D 
 | 
  
E 
 | 
  
F 
 | 
  
G 
 | 
 
LA 
 | 
  
SI 
 | 
  
DO 
 | 
  
RE 
 | 
  
MI 
 | 
  
FA 
 | 
  
SOL 
 | 
 
Obs: Para tornar a leitura mais fácil, é preciso memorizar as cifras, o quanto
antes possível .
Não existe um segredo
para se ler uma cifra, cada código tem seu nome, basta apenas escrever o significado
de cada um (um após outro) Vejamos:
1-Saiba o significado do código (a nota que dará
nome ao acorde)
2-Observe o 
modo do acorde: lembrando que será menor se vier acompanhado do (m, ou
-) caso contrário será sempre maior. Será somente diminuto se vier com o sinal
diminuto ( º)
3-Acrescente o sinal de  alteração do acorde ou  da nota específica ( # ou b, + , 4, 5+, 7, 9
etc...etc.). 
Exemplo:  
a) D7+ - Ré (Acorde) Maior (modo) com sétima (
nota acrescentada) aumentada( alteração da nota)                                 
b)  Em9-  Mi 
menor( modo) com nona ( nota)
c)F#º . Fá (Acorde) sustenido (Alteração )
Diminuto ( modo)                                                               
d)  Gbm6/9
. Sol bemol ( nota alterada) menor (modo) com sexta e nona( notas
acrescentadas)
Obs: A cifra ainda
não tem um padrão mundial para a sua escrita, por isso ao encontrar um
cifra  que lhe pareça estranha, peça
ajuda de alguém que sabe.
Exercícios. 
Escreva o nome dos respectivos acordes:
C_____________________________________________________
Dm___________________________________________________
G____________________________________________________
G____________________________________________________
Fm___________________________________________________
F#m7_________________________________________________
Gb6__________________________________________________
A#4__________________________________________________
C#m7________________________________________________
Am6/9_______________________________________________
Bb__________________________________________________
G/B_________________________________________________
D5+_________________________________________________
E°__________________________________________________
Continua....
Todos os direitos reservados ao autor
Raimundo Soares de Andrade é Pastor e Ministro de Louvor da Igreja de Deus no Brasil
em Rondonópolis-Mt





Espero que esse método possa ser uma bênçao na vida de quem o utilizar, lembrando que perseverança e dedicação são aliados importante para um bom músico. bom ensaio
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