sexta-feira, 4 de março de 2011

Método Completo para Violão. 1° Parte ( Cap I - VI ) Autor: R. Soares. Rondonópolis-Mt Brasil


 Método para Violão


Método para Violão
Cantai ao Senhor um cântico novo, 
tocai bem e com alegria. Salmos. 33-3
Pr.  R. Soares  de Andrade    
Contatos : (66) 3425-1697   Cel  (66) 99947378
 Blog: http://prrsoaresamigodedeus.blogspot.com/
Rondonópolis-Mt- 2011



INDICE

Cap
Assunto
Pag

Apresentação
3
I
O Violão
4
II
Música. Elementos Sonoros: Melodia, ritmo e harmonia
5
III
O uso correto das mãos. Mão Esq. e  Mão Dir.
5
IV
As Cordas   do violão
6
V
Sinais  e Alterações
6
VI
Cifras
6
VII
Escalas  :  Maiores e Menores com Sustenidos e Bemóis
7
VIII
As Notas musicais e sua representação no braço do Violão
10
IX
Acordes: Significado, Formação, classificação ( Maior e menor)
                Acordes Consonantes e Dissonantes                                                                               Acordes Aumentados e Diminutos                                                                                      
10
X
Acordes Relativos:
               Maiores e Menores
15
XI
Inversão de Acordes:
               1                                               1 ª e 2ª Inversão ( com 3ª e 5ª no baixo)
                                                                 3ª e 4ª Inversão ( com 7ª e 9ª no baixo)
15
XII
Intervalos:
              Maior, Menor, Aumentado e Diminuto
18
XIII
Nomenclatura:
              Definição e Práticas
21
XIV
Transposição
23
XV
Ritmos Variados:
              Binário, Ternário e Quaternário
24
XVI
Dedilhados e Arpejos. Exercícios práticos
26
XVII
Como Afinar o Violão: 3 Formas diferentes
27
XVIII
Exercícios Práticos. Escalas  Maiores
28
XIX
Quadro de Exercícios Gerais.
              1-Acordes (M, M7)
              2- Acordes (M, M7, m)
29

30
XX
Quadro de Acordes Simples
              1- (M, M7)
              2- (m, m7)
34

XXI
Efeito de alguns acordes dissonantes ( 4ª, 7ª, 9ª )
36
XXII
Quadro de acordes Dissonantes ( com 4ª, 6ª)
37
XXIII
Quadro de acordes Dissonantes ( com 7+ , 9ª )
38
XXIV
Gráficos Para Cifras
39
XXV
Músicas Gerais
40











...Tocai bem e com alegria .Salmos 3-3 (http://prrsoaresamigodedeus.blogspot.com/)



Apresentação




Esta obra foi elaborada com muito carinho e dedicação  e é direcionada a todos os amantes da música, principalmente aos do violão. Esse material é fruto de  muitos anos de experiências  com o ensino da música na vida do autor em igrejas, escolas e outros lugares . Esse material tem como  objetivo principal , levar até você, dicas práticas e simples que o ajudarão a ter um melhor desenvolvimento e entrosamento com o instrumento do violão.

Bom ensaio e que o Senhor te abençoe .
(http://prrsoaresamigodedeus.blogspot.com/




I – O Violão




...Tocai bem e com alegria. Salmos. 33-3 (http://prrsoaresamigodedeus.blogspot.com/)



II – Música. Elementos Sonoros  ( Definições)


Música É a Arte  de combinar os sons de modo que seja agradável aos ouvidos

Ritmo São movimentos executados em tempos fracos e fortes.

Melodia Sucessão rítmica, ascendente ou descendente de sons simples.  É o canto propriamente dito. Uma melodia pode ser executada por uma voz ou um instrumento.

Harmonia  São notas tocadas Simultaneamente. Pode-se dizer que é o acompanhamento da música. (acordes). Obs;  ao cantar uma música com o acompanhamento do  violão. O canto, é a melodia e os acorde,  compõe a harmonia, e os movimentos do tempo, o ritmo

III- O uso correto  das mãos

Dedos da mão esquerda. A mão esquerda é utilizada para montar e executar os acordes e para que o som saia claro e nítido é importante apertar bem as cordas com boa desenvoltura.        

1 –Indicador
2 – Médio
3 – Anular
4 – Mínimo

Dedos da mão direita.
Os dedos da mão direita   são utilizados para puxar, bater, dedilhar, arpejar e deslizar sobre as  cordas, ou seja: executar os ritmos.                                           
P – Polegar

I – Indicador

M – Médio                                                                                                                                             A– Anular     

                                                                                                                                         

 Obs: É comum  doer as pontas dos dedos no início da prática com o violão, mas continue firme, logo você acostumará.




...Tocai bem e com alegria. Salmos. 33-3 (http://prrsoaresamigodedeus.blogspot.com/)



IV - As Cordas do Violão

O Violão possui seis cordas e elas são contadas de baixo para cima, 
sendo divididas em dois grupos:


  
V – Sinais e Alterações

As alterações são sinais colocados ao lado direito de uma nota, modificando assim a sua tonalidade.
São eles: Sustenido e dobrado sustenido, bemol e dobrado bemol e  bequadro

Sustenido ( # ) Aumenta a nota em que estiver colocada em meio tom ( Uma casa no violão)

Dobrado sustenido. (   ) Aumenta um  tom da nota pedida ( Duas casas ou teclas)

Bemol ( b  ) Diminui a nota em que estiver colocada em meio tom ( Abaixa uma casa)

Dobrado bemol. (   )Abaixa um tom da nota pedida

Bequadro. (   ) Anula o efeito  provocado pelo sustenido ou bemol
    
( + ) Sinal de aumentado. Aumenta meio tom da nota pedida

  ( º  ) Acorde Diminuto ( formado pela 1ª, 3 ªm, 5ªm e 6ª M )

Nº . 4ª, 5ª, 6ª, 7ª,  9ª...12ª.. ( notas acrescentadas ao acorde quando pedidas)

Modos: ( Maior, menor)  m ou - , indicam que o modo do acorde será menor, caso não possua nada, será maior

Obs: Não é comum  a utilização do Dobrado Sustenido, dobrado bemol e bequadro no curso                 de violão popular, os mesmos são mais utilizados no uso da partitura


VI -  Cifras

 É uma linguagem utilizada para expressar os acordes através de  códigos( Letras) São utilizadas as 7  primeiras letras do nosso alfabeto, começa com o lá, pois dizem que  na antiga Grécia o lá, era o tom mais grave, são elas:

A
B
C
D
E
F
G
LA
SI
DO
RE
MI
FA
SOL


Obs: Para tornar a leitura mais fácil, é preciso memorizar as cifras, o quanto antes possível .

Como ler corretamente uma cifra?
Não existe um segredo para se ler uma cifra, cada código tem seu nome, basta apenas escrever o significado de cada um (um após outro) Vejamos:

1-Saiba o significado do código (a nota que dará nome ao acorde)
2-Observe o  modo do acorde: lembrando que será menor se vier acompanhado do (m, ou -) caso contrário será sempre maior. Será somente diminuto se vier com o sinal diminuto ( º)
3-Acrescente o sinal de  alteração do acorde ou  da nota específica ( # ou b, + , 4, 5+, 7, 9 etc...etc.).
Exemplo: 
a) D7+ - Ré (Acorde) Maior (modo) com sétima ( nota acrescentada) aumentada( alteração da nota)                                 
b)  Em9-  Mi  menor( modo) com nona ( nota)
c)F#º . Fá (Acorde) sustenido (Alteração ) Diminuto ( modo)                                                               
d)  Gbm6/9 . Sol bemol ( nota alterada) menor (modo) com sexta e nona( notas acrescentadas)


Obs: A cifra ainda não tem um padrão mundial para a sua escrita, por isso ao encontrar um cifra  que lhe pareça estranha, peça ajuda de alguém que sabe.

Exercícios.
Escreva o nome dos respectivos acordes:
C_____________________________________________________
Dm___________________________________________________
G____________________________________________________
Fm___________________________________________________
F#m7_________________________________________________
Gb6__________________________________________________
A#4__________________________________________________
C#m7________________________________________________
Am6/9_______________________________________________
Bb__________________________________________________
G/B_________________________________________________
D5+_­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­________________________________________________
E°__________________________________________________

Continua....

Todos os direitos reservados ao autor

Raimundo Soares de Andrade é Pastor e Ministro de Louvor da Igreja de Deus no Brasil
em Rondonópolis-Mt


Um comentário:

  1. Espero que esse método possa ser uma bênçao na vida de quem o utilizar, lembrando que perseverança e dedicação são aliados importante para um bom músico. bom ensaio

    ResponderExcluir