quarta-feira, 2 de maio de 2012

Urutau, Mãe-da-lua, Mãe lua, Ghost Bird, Ave Fantasma(Nyctibius griseus)


Todo ser que respira, louve ao Senhor. Salmos 150-6
Este estranho e maravilhoso ser chamado URUTAU, apareceu numa árvore aqui na Escola Eunice onde eu trabalho e chamou a atenção de muitos pais, alunos e professores. Eu como amante das coisas que Deus criou, fotografei e resolvi escrever esse artigo sobre um tal de urutau que sinceramente... é fenomenal.
O urutau(Nyctibius griseus) é uma ave  noturna restrita às regiões mais quentes do Novo Mundo. Em tupi-guarani significa ave-fantasma
Pertencem ao gênero Nyctibius e à família Nyctibiidae. Também são chamados de mãe-da-lua.
Possui  hábitos noturnos. 
Alimenta-se basicamente de insetos que apanha em pleno vôo, principalmente os grandes, porém pode comer outros animais de pequeno porte, como morcegos, lagartos e pequenos pássaros.
É uma ave  mestre da camuflagem
Geralmente se passa por um pedaço de madeira, um galho de árvore ou mesmo troncos partidos ou em pé.
Costuma ficar bem parado, e não se   assusta facilmente. Não é uma espécie acostumada ao convívio urbano.
O urutau é tido como nobre pelos moradores rurais por simbolizar força e pela forma como se protege dos perigos e dos predadores.
Olho mágico
Quando fecha os olhos, ela observa por duas fendas localizadas nas pálpebras superiores, que funcionam como uma espécie de olho mágico

A ave, por seu canto, figura entre várias lendas: Segundo os sertanejos, o urutau aparece na hora em que a lua nasce e seu canto triste se assemelha a “foi, foi, foi...” .
Características:
Um macho quando adulto pode pesar entre 160 e 190 g. Sua plumagem pode ser cinza ou marrom e o peito tem um desenho negro compactado. Sob os olhos, tem um chumaço de penas, mas quando abre os olhos tal saliência praticamente desaparece. Alcança 37 cm de comprimento e uma envergadura de 85 cm.É a espécie mais comum da família, podendo ser encontrada em todo o Brasil.A fêmea bota um ovo salpicado, numa cavidade natural do extremo de um tronco de árvore e choca em posição ereta. Macho e fêmea incubam o ovo por cerca de 33 dias. Habitam cerrado, orla da mata, campos com palmeiras e árvores.
Lenda
Uma lenda diz que o pássaro seria uma mulher que perdera seu amor. Por isto, ele teria o nome de pássaro-fantasma. Outros dizem que o canto da ave é um presságio ou aviso de morte de algum familiar. Identificado também, pela sua maneira de pousar em tocos, como Emenda-tôco. Alguns pesquisadores argumentam que o nome da ave vem da união de duas palavras do guarani: guyra (ave) e taú (fantasma). Outros dizem que o nome é uma onomatopéia para o canto do pássaro: urutau, urutau, em notas graves e decrescentes..
Fonte de pesquisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário