sexta-feira, 4 de maio de 2012

Dependência Química - Mensagem de Texto por Djalma CMF


Dependência Química - Mensagem de Texto
Fonte do autor: ( Djalma CMF)
Droga é o nome genérico de substâncias naturais ou sintéticas que alteram o comportamento físico e emocional daqueles que as consomem. O seu uso indiscriminado pode provocar rapidamente a sua dependência, prejudicando o individuo no meio social em que vive. Os problemas causados pelas drogas são gravíssimos, se caracterizam por alterações mentais ou físicas, dificultando o controle do uso ou sua total abstinência.
Ao usar drogas, o usuário, pensa estar fazendo bem ao seu organismo, pois no primeiro momento, após usá-la sente um bem estar, mas logo a seguir é tomado pela necessidade de consumir mais e mais. A dependência química atinge a estrutura física da pessoa e na medida em que ela vai usando as drogas, o seu organismo começa adquirir certa resistência aos seus efeitos, o levando a consumir cada vez em maiores quantidades.
Muitos jovens pensam que consumindo drogas simplificarão os seus problemas, pensam que terão maiores aceitações nos meios sociais em que vivem, só que eles esquecem que com o tempo vem à dependência, os amigos serão os primeiros que irão se afastar e os seus problemas irão se ampliar.
Todo tipo de droga é prejudicial à saúde, seja lícita ou não, alguns usuários têm uma resistência maior devido a sua robustez física e uma boa personalidade, e por isso, conseguem conviver em outros ambientes sem prejudicar a si próprio e as pessoas que se relacionam com eles, contudo, a grande maioria se perde nas drogas e destroem por completo as suas vidas.
Entre as drogas mais comuns utilizadas está o álcool, que na sua maioria das vezes causa a depressão e pode danificar principalmente o fígado; a cocaína, que causa danos cerebrais irreversíveis e a maconha, que reduz as defesas do corpo e provoca a perda da memória, além de afetar a percepção e a coordenação motora e quando o usuário é jovem atrapalha inclusive o seu desenvolvimento físico.
Não se iludam com essas passeatas pela liberação das drogas, quem as defendem são os usuários e os seus familiares que perderam o controle sobre eles, legislando em causa própria e pessoas que pensam em tirar vantagens futuras com o livre comércio da maconha. Jovem muita atenção para o que você anda fazendo de sua vida, se liga, drogas, se fosse bom não teria esse nome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário