quarta-feira, 2 de março de 2011

Releitura da obra" A Primavera" de Giuseppe Archimboldo ( Plano de aula)

Releitura é a prática do fazer artístico. É importante observar a atitude do aluno com relação à obra e qual a sua reação manifestada. Em poucas palavras é  fazer Arte da Arte. É criar uma obra de arte baseada em uma outra já existente, anexando novas pinceladas, arranjos, tons e cores. A criatividade é um forte aliado, utilize  a vontade.


Plano de Aula
Conteúdo. Releitura
Matéria: Arte
Professor: Raimundo Soares de Andrade
Conteúdo da aula. Releitura da Obra "A Primavera "  de Giuseppe Archimboldo ( 1573)
Objetivos. Contextualizar e
                Apreciar a obra A Primavera de Giuseppe Archimboldo
                Fazer uma Releitura da obra ( Fazer artístico)
Tempo previsto  ( 4 aulas )
Materiais utilizados: 
Revistas para pesquisas, livros com quadros de Giuseppe, lápis de cor e papel sulfite
Referências Bibliográficas:
Livro de Estudo e Guia do professor (Museu Itinerante- Rabobank-2010)
Desenvolvimento: 
A princípio será mostrado aos alunos a obra "A Primavera", para  despertar o interesse nos mesmos, gerando assim uma pequena discussão em torno da obra. Em seguida será relatado informações sobre a mesma ( contextualização ) . Comentar sobre a vida do autor em seu contexto de época e outras informações importantes sobre essa obra. levar  agora os alunos a fazerem uma breve Apreciação da mesma. Anote todas as indagações, críticas e  dúvidas  geradas nesse momento. Explique mais uma vez o que  é fazer uma releitura de uma obra, chegando a parte final da aula, onde os mesmos terão que produzir a sua obra, baseada na  de Giusppe. Obs: Deixe os alunos a vontade para criarem a sua releitura.
Avaliação.
Neste caso não será dado uma nota pelo trabalho realizado, mas por sua criatividade nos elementos escolhidos para compor a obra ( Releitura)
Obsevação
Os desenhos abaixo foram feitos por alunos da Escola Estadual Eunice Souza dos Santos  da cidade de Rondonpolis-Mt Brasil. Dentre todos, foram selecionados apenas 20 desenhos representando a releitura  da obra de Giuseppe.  Obrigado a todos que participaram  com dedicação desta atividade em sala de aula


















Raimundo Soares de Andrade 
Professor de arte e música da Escola Estadual Eunice Souza dos Santos
Rondonópolis-Mt
Inf: prrsoares@hotmail.com







2 comentários:

  1. lindas pinturas inspiradas en grandes artistas voce puede ser uno de elos asi que si ten actitud faca que o tempo vai a seu favor

    ResponderExcluir
  2. eu acho que as obra ficaram muito legal as que nos fisemos nas alas de artes
    parabes.

    ResponderExcluir