Cultura é a riqueza maior de um povo. É a história vivida . Um patrimônio de grande valor. Sem ela, um povo não vive, porque seus hábitos, costumes, pensamentos e ações são expressas nas mais diferentes formas de conceitos e manifestos. A proposta de uma conferência está embasada em retomar e fazer valer o direito " da cultura existir". Discutir as políticas públicas da cultura é de suma importância para que esse seguimento se fortifique como tal. Nessa terceira conferência, foram discutidas ações voltadas ao apoio e fortificação das práticas culturas principalmente no que diz em conhecer o Plano Nacional de Cultura e suas implicações. Foram apresentadas também propostas do Plano Municipal de Cultura de Rondonópolis. Na primeira parte, os polos presentes contribuíram com seus depoimentos acerca do desenvolvimento e práticas das ações culturais realizadas em suas cidades. Em termos gerais, cada uma delas possui dificuldades quase que unânimes. Algumas não possuem Conselho de Cultura e outras desenvolvem práticas direcionas para eventos regionais. Um dos assuntos debatidos foi o da execução de projetos que em muitas das vezes não são aprovados e quando aprovados grande parte deles ficam pra região de Cuiabá. É preciso que o poder público olhe também para as cidades do interior e apoiem mais os projetos culturais.Vale ressaltar que isso também atinja os olhares dos nossos gestores. Espera-se também que cada município caminhe rumo à criação de um plano municipal de cultura com apoio do Ministério da Cultura e da Sec. de Cultura do Estado de Mato Groso. Essa conferência intermunicipal é uma preparação para a etapa estadual e posteriormente nacional. A criação e estruturação dos conselhos de cultura nos municípios da região sudeste, com certeza vai criar parâmetros concretos para uma política cultural de âmbito municipal, estadual e nacional. As metas traçadas serão discutidas para que na etapa estadual possam ser representadas pelos delegados escolhidos da região. O evento foi realizado no Centro Cultural José Sobrinho, promovido pela então criada Sec. Mun.de Cultura sob a direção do sr. secretário Luciano Cordeiro e demais equipe da cultura local. Dos 19 municípios convidados, 07 estiveram presentes: Campo Verde, Juscimeira, Primavera do Leste, Rondonópolis, São José do Povo, Pedra Preta e Poxoréu.
Parabenizo aos organizadores de uma forma geral pelo brilhante evento, pelas apresentações artísticas do Grupo de Catira de Poxoréu ( Os Guarás da Catira) do Coral do Centro José sobrinho e pelo maravilhoso lanche oferecido recheado de muito carisma.
Parabenizo aos organizadores de uma forma geral pelo brilhante evento, pelas apresentações artísticas do Grupo de Catira de Poxoréu ( Os Guarás da Catira) do Coral do Centro José sobrinho e pelo maravilhoso lanche oferecido recheado de muito carisma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário