terça-feira, 3 de julho de 2012

A Escola Ideal...


A Escola Ideal
Quem não sonha com um sistema educacional de qualidade para a nossa sociedade? Quem não almeja ver seus filhos bem formados  e com um futuro definido?  Penso que a escola ideal se faz da seguinte maneira:
Uma escola ideal se faz...
Com alunos  que queiram ser lapidados e transformados e que procurem exercer a sua cidadania de tal forma a alcançar o alvo desejado, uma educação comprometida com seu direito de ser e viver, transformando o mundo pelas práticas de suas ações positivas no zelo para com seus estudos, no cuidado para com o patrimônio público escolar, na vivência com seus amigos, no respeito para com os professores e gestores e na seriedade do seu desempenho final.
Uma escola ideal  se faz...
Com pais que levam a sério o estudo dos seus filhos, que se importe com os mínimos detalhes do dia a dia no ambiente escolar,  que preze pela qualidade do aprendizado e que interaja na vida do mesmo. Que participe das reuniões escolares e que visite a escola mesmo sem ser convocado. Que torne a escola um pedaço de seu lar e que se disponha a ajudar quando lhe pedem auxílio. Que abra a mão e os olhos e perceba que a educação, como disse Nelson Mandela: É a arma mais poderosa que pode mudar o mundo
Uma escola ideal se faz...
Com professores comprometidos e capacitados, que carreguem na alma o desejo de aprender e ensinar, que procurem aperfeiçoar-se a cada dia com o tradicional e o tecnológico. Que manejem bem a arma do conhecimento, que use toda a sua sabedoria para as práticas do bem comum, que desperte  no aluno o interesse e o desejo pelo estudo e pela pesquisa científica e que pratique o que disse Cora Coralina: Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.
Uma escola ideal se faz...
Com uma gestão que tenha visão, que pense no futuro, que desenvolva um trabalho cooperativo, que invista no que é necessário, que sonhe alto, que pense na qualidade, que seja ativa e participativa e que se torne presente no contexto da vida de cada aluno. Que pense e reflita como Augusto Cury  : Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.
Uma escola ideal se faz...
Com um governo que   entende que a Educação é um compromisso de extrema importância à uma nação e que um cidadão de verdade começa a se formar no berço da escola como bem define o Estatuto da Criança e do Adolescente. Que a cultura é parte importante para que um povo seja culto . Que investir na educação  é formar um povo crítico e consciente de decisões positivas, como diz  Paulo Freire: "Ensinar o povo a ver criticamente o mundo é sempre uma prática incômoda para os que fundam os seus poderes sobre a inocência dos explorados".
A pergunta é: Será esta a educação que estamos recebendo? Será este o modelo de política pública educativa que almejamos? Uma coisa é certa: Queremos um governo que entenda que a educação é para toda a vida e que educar é uma arte suprema. Vale ressaltar as belas palavras de  Ruy Barbosa : Não é a terra que constitui a riqueza das nações, e ninguém se convence de que a educação não tem preço".
Sou a favor de uma educação de qualidade e você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário