terça-feira, 26 de abril de 2016

BIG GRAÇA. prrsoares

BIG GRAÇA
Na correria do dia a dia, pessoas indo e vindo de todos os cantos e direções, algumas passavam percebidas, outras despercebidas por tanto olhares que se encontravam ao mesmo tempo naquele e em vários lugares. Certeza e incertezas, risos e alegrias, medo, solidão, amor, ódio, paz, muita e pouca fé, tudo junto e misturado. Na verdade, todos estavam à procura da graça confortadora que lhes podia ajudar nas lutas e desilusões da vida.  Mas, para a surpresa de muitos, aquele dia, jamais seria o mesmo, porque uma música que fazia as almas se encherem de gozo e alegria, como que um som majestoso, iria tocar e preencher o coração de tal forma que ninguém seria capaz de resistir ao som da graça de Deus, na verdade, uma big graça.
Ao saírem da estação, do metrô Ana Rosa, em São Paulo, as pessoas perceberam um ambiente diferente, porém agradável. O som ecoava propagando aos quatro cantos a boa melodia e harmonias sonoras que exalavam mais que perfumes musicais, som de fé, paz, amor, perdão, conforto, graça, uma BIG GRAÇA. Lá estavam eles, uma banda de três músicos. Três amigos que gostavam de cantar, tocar e comer pizza, três moços destemidos; Nill, Daniel e Zé Carrasco, que ousaram anunciar a palavra da salvação, de graça, através da música cristã  de maneira descontraída do amor de Deus em todos os cantos possíveis: praças, metrôs, estações, bares, ruas e avenidas.  Diga-me; quem não resiste ao encanto de um bom jazz, um rock rol, um blues, um soul, uma MPB bem executada em tons entrelaçados que vão de encontro aos corações necessitados com melodias e letras especiais?  De tantos que passaram e ouviu aquele som de extrema graça, certa jovem, estilo gótica, parou ao lado do guitarrista e atentamente ouvia uma canção em rock que dizia: “Jesus Cristo mudou meu viver”. Ao final da música, a moça olhou nos olhos daquele bom moço e lhe perguntou: porque está escrito “Big Graça” no bumbo? Sem hesitação, aquele rapaz lhe respondeu: Existe graça maior do que a de Deus? Ele enviou seu filho Jesus para morrer em nosso lugar naquela cruz e assim nos deu uma nova vida, isso sim é uma BIG GRAÇA. Porque de nós mesmo, nada merecemos, mas, Ele, cheio de amor e paz, ama a cada um incondicionalmente, assim como a mim e você. Tais palavras foram no íntimo daquele coração que deixou algumas lágrimas cair ao chão e suspirando resolveu render seu coração ao Deus do amor absoluto e verdadeiro.
Whitney Houston, (1963-2012) grande cantora americana, expressava em máxima precisão o que a profundidade da melodia e da letra  da  música“ Amazing Grace” queria dizer. “A graça eterna de JESUS, que veio me salvar, a mim, tão grande pecador, Ó graça singular”. Pena que não soube aplicar  totalmente na sua própria sua vida.  O mesmo se deu com Elvis Presley ( 1935-1977) que levou multidões ao delírio com a mesma canção, mas, precisava vive-la melhor em seu coração. Confesso que ambos morreram conhecendo a graça, mas que viveram profundamente  nela, não posso afirmar, somente Deus o sabe.

quarta-feira, 13 de abril de 2016

CORDAS AFINADAS. prrsoares

CORDAS AFINADAS
Enquanto a Orquestra de Violões se preparava para uma apresentação especial, as pessoas procuravam os melhores lugares daquele pequeno teatro de madeira. Alguns preferiam os lugares mais próximos ao palco para sentir o som suave envolvente que saía das CORDAS AFINADAS, outros, apreciavam ficar mais ao fundo, em reflexão com cada nota executada. A empolgação era geral e todos esperavam ansiosos as cordas divinas soarem  angelicalmente. Alguns apreciadores da música de cordas, diziam que tal som, era como o SOM DO CÉU. Ainda com as cortina abaixadas, a orquestra fazia seu último ajuste. As cordas dos violões precisavam estar afinadas em total consonância uma com a outra. O quarto violão estava lá no canto, o quarto músico, fora beber água, afirmando ter afinado todas as cordas no diapasão do maestro com máxima precisão.
 O apresentador direcionou-se ao palco dando as boas vindas a todos e com  belas palavras anunciou o show da noite. Instrumentos organizados, músicos preparados, estantes arrumadas e partituras prontas para serem usadas. Com certeza, tudo daria certo. Cada um dos seis músicos ocupou seu lugar e segurando com postura e elegância seu violão, esperavam apenas o sinal do maestro para a execução da primeira música da noite: “Jesus Alegria dos Homens” de Johann Sebastian Bach. O Maestro sorri para a plateia, aponta para a orquestra e dá o sinal de inicial com a sua batuta. Todos respiram profundamente. A introdução fora perfeita e a melodia apresentou-se alegre, no compasso e perfeita. Mas, logo se ouve um som diferente em meio às notas executadas. O maestro e os músicos perceberam uma corda desafinada, por fim a plateia também percebe que existe alguma coisa errada. Verdade! Era a quarta corda do violão do quarto músico que não esteve na hora do ajuste final. O som soou desagradável e ao termino da música, houve uma pausa para que todas as cordas fossem afinadas novamente. O show continuou e a alegria dos homens foi completa, exuberante.
O mesmo acontece com as pessoas. Se as cordas da vida estiverem desafinadas, o som soará mal aos ouvidos daqueles que estão ao seu redor e certamente, todos irão perceber. Porque se apenas uma corda estiver desafinada, o som soará desarmonicamente desagradável, imagina, porém o estrago que uma pessoa amargurada, desafinada da alma pode fazer na orquestra de DEUS. Deus tem sua Orquestra Majestosa, A VIDA, e todos podem fazer parte dela, entretanto é necessário que cada integrante esteja com as cordas afinadas e somente assim poderá executar melodias harmoniosas. Acredito que pior que um violão desafinado é uma pessoa rancorosa e arrogante, mas, o bom, é que tanto um como o outro podem emitir sons belos, afinados e harmoniosos, isso depende de quem o manuseia com amor e cuidado. Assim, quando sua vida não vai bem, é como um violão com uma ou mais cordas desafinadas e para soar um som bom e agradável, é necessário que todas as cordas estejam afinadas, melhor ainda se for no DIAPASÃO  de Deus, porque na mais monstruosa das tempestades, é possível sentir segurança no som emitido, afinado e harmonioso e isso traz refrigério e paz aos pés do Senhor. Salmos 23
Cada corda do violão é um conjunto harmônico que tocadas juntas, criam uma perfeita harmonia, porém, se apenas uma desafinar, some-se a perfeição. Seis são as cordas do violão e ambas são contadas de baixo para cima: Mi, Si, Sol, Re, Lá e Mi grave . Ousei dar um atributo para cada uma delas como essenciais à uma boa afinação da vida: 1-MInusiosidade. Você é minucioso e faz o que faz com dedicação? 2- SInceridade. Conservas a sinceridade como ponto importante de crescimento íntimo consigo mesmo, com seu próximo e com Deus? 3-SOLidariedade. A solidariedade é percebida  através de  ações que vem do coração. Você é solidário para com todos, ou somente com os mais próximos? 4- REverência.  Mostre reverencia tendo um padrão de conduta e fé nas tuas ações pessoais. 5-LAboriosidade. Quanto tempo você se dedica as coisas da vida? O labor Deus abençoara e de cada um pede o melhor. 6- MIsericórdia. Só recebe misericórdia, quem é misericordioso.
Que sua vida seja como “CORDAS AFINADAS” emitindo palavras, ações e sons agradáveis a todos e que seu coração seja puro e agradando ao Senhor da Canção: JESUS.
Afine-se então no  DIAPASÃO de Deus e seu som soará suave e cheio de harmonia e paz encantando até os limites do céus e por fim, se tudo estiver em consonância, haverá música boa.

“Cantai ao senhor um cântico novo, TOCAI bem e com alegria. Salmos 33-3”




Raimundo Soares de Andrade, é formado em Música pela UFPR, Curitiba PR. Professor do Projeto Prinart da Escola Est. Prof.ª Eunice Souza dos Santos. prrsoares@hotmail.com