domingo, 3 de junho de 2012

Práticas para um VIVER EM SANTIDADE. Mensagem


Práticas para um VIVER EM SANTIDADE
Texto; Colosseses 3 ; 1 à 17
Como viver numa sociedade em que cada dia as pessoas pensam mais em si mesmos e menos nos outros?
Como manter um viver santo num mundo que é dominado pelos prazeres e desejos carnais?
Como viver uma vida cristã de forma que agrade a Cristo e não às pessoas?
O livro de Colossenses trás algumas instruções de muito valor para um bom viver em santidade. São dicas valiosas que  nos levam a refletir sobre a prática da vida cristã no dia a dia. O apóstolo Paulo escreveu a Igreja que estava em  colossos justamente admoestando-os a manterem uma vida agradável diante de Deus e dos homens. As coisas mudam, o pecado não. Com disse o pregador de Eclesiastes: Vaidade, tudo é vaidade e não há nada novo debaixo do sol. A tecnologia se renova dia a dia, mas as ações dos homens saem do coração. A luta do bem e do mal é permanente e só vence quem se mantém firme em Deus. Vejamos as recomendações de Paulo aos colossos que também servem a todos nós:
Colossenses 3; 1 à 17
1- Buscar as coisas lá do alto. Buscar as coisas que nos satisfaçam , mas  que sejam de acodo com a vontade de Deus Filipenses 4- 8  Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.)
1 ¶ Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus.
2  Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra;
3  porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus.
4  Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória.
2- Fazer morrer a vossa natureza terrena.  Os nossos desejos mais profundo precisam estar abaixo dos desejos de Deus. Fazer a vontade de Deus é o que todo cristão precisa praticar.
5 ¶ Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria;
6  por estas coisas é que vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.
7  Ora, nessas mesmas coisas andastes vós também, noutro tempo, quando vivíeis nelas.
8 ¶ Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar.
3- Parar de mentir. Quem pratica a mentira em sua vida, não pode  ser de Deus, para tanto é preciso deixá-la ser revestido do novo homem, ou seja: Uma pessoas  com novas atitudes e praticante da verdade e da sinceridade. (João 8:44  Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira)
9  Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos
10  e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;
11  no qual não pode haver grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; porém Cristo é tudo em todos.
4- Revestir-se dos frutos do Espírito. Uma nova criatura como a Bíblia diz, demonstra em suas atitudes que realmente pertence a Cristo, e os frutos do Espírito devem acompanhá-lo em todo seu viver
( 22  Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade,
23  mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.)
12 ¶ Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade.
5-  Viver em amor. Viver em amor é fazer o que Cristo faria ao seu próximo
13  Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós;
14  acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição.
( I João 4: 7 ¶ Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. 8  Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.)
6- Viver em paz. A paz de Cristo é uma paz verdadeira e eterna. Só aqueles que aceitam a Cristo como Senhor podem desfrutar da mesma. Devemos viver em paz com todos
(João 14:27  Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize)
Filipenses 4:7  E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.
15  Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos.
7- Devemos viver na prática da Palavra de Cristo. A Bílbia, a palavra de Deus, não foi escrita para ser um livro de boas maneiras, mas um livro guia para os seus seguidores. É preciso portanto por em prática os seus ensinamentos:
João 13:17  Ora, se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes.
Tiago 1:22  Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.
Tiago 1:23  Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural;
16  Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.
8- Fazer todas as coisas para a glória de Deus. A quem procuramos agradar quando fazemos  alguma coisa. Dê à Deus todo o louvor devido.
Colossenses 3:23  Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens,
17  E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.
Romanos 11..
33 ¶ Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!
34  Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro?
35  Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído?
36  Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!
É possível ter uma vida santa num mundo conturbado e impuro. O apóstolo Paulo disse: 
Romanos 12:2  E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Que o Senhor te abençoe e te guarde



Nenhum comentário:

Postar um comentário