sexta-feira, 29 de abril de 2011

Evangelho de João ( Cap I - V) Igreja de Deus . Leia a Bíblia






Leia todo o Livro de João - 1ª Parte ( Cap I-V)
A encarnação do Verbo
Capítulo 1
1 ¶ No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
2  Ele estava no princípio com Deus.
3  Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.
4  A vida estava nele e a vida era a luz dos homens.
5 ¶ A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela.
6  Houve um homem enviado por Deus cujo nome era João.
7  Este veio como testemunha para que testificasse a respeito da luz, a fim de todos virem a crer por intermédio dele.
8  Ele não era a luz, mas veio para que testificasse da luz,
9  a saber, a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina a todo homem.
10  O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu.
11  Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
12  Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome;
13  os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
14  E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.
O testemunho de João Batista
15 ¶ João testemunha a respeito dele e exclama: Este é o de quem eu disse: o que vem depois de mim tem, contudo, a primazia, porquanto já existia antes de mim.
16  Porque todos nós temos recebido da sua plenitude e graça sobre graça.
17  Porque a lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo.
18  Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou.
19 ¶ Este foi o testemunho de João, quando os judeus lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para lhe perguntarem: Quem és tu?
20  Ele confessou e não negou; confessou: Eu não sou o Cristo.
21  Então, lhe perguntaram: Quem és, pois? És tu Elias? Ele disse: Não sou. És tu o profeta? Respondeu: Não.
22  Disseram-lhe, pois: Declara-nos quem és, para que demos resposta àqueles que nos enviaram; que dizes a respeito de ti mesmo?
23  Então, ele respondeu: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías.
24  Ora, os que haviam sido enviados eram de entre os fariseus.
25  E perguntaram-lhe: Então, por que batizas, se não és o Cristo, nem Elias, nem o profeta?
26  Respondeu-lhes João: Eu batizo com água; mas, no meio de vós, está quem vós não conheceis,
27  o qual vem após mim, do qual não sou digno de desatar-lhe as correias das sandálias.
28  Estas coisas se passaram em Betânia, do outro lado do Jordão, onde João estava batizando.
Jesus o Cordeiro de Deus
29 ¶ No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!
30  É este a favor de quem eu disse: após mim vem um varão que tem a primazia, porque já existia antes de mim.
31  Eu mesmo não o conhecia, mas, a fim de que ele fosse manifestado a Israel, vim, por isso, batizando com água.
O batismo de Jesus
32  E João testemunhou, dizendo: Vi o Espírito descer do céu como pomba e pousar sobre ele.
33  Eu não o conhecia; aquele, porém, que me enviou a batizar com água me disse: Aquele sobre quem vires descer e pousar o Espírito, esse é o que batiza com o Espírito Santo.
34  Pois eu, de fato, vi e tenho testificado que ele é o Filho de Deus.
Os primeiros discípulos de Jesus
35  No dia seguinte, estava João outra vez na companhia de dois dos seus discípulos
36  e, vendo Jesus passar, disse: Eis o Cordeiro de Deus!
37 ¶ Os dois discípulos, ouvindo-o dizer isto, seguiram Jesus.
38  E Jesus, voltando-se e vendo que o seguiam, disse-lhes: Que buscais? Disseram-lhe: Rabi (que quer dizer Mestre), onde assistes?
39  Respondeu-lhes: Vinde e vede. Foram, pois, e viram onde Jesus estava morando; e ficaram com ele aquele dia, sendo mais ou menos a hora décima.
40  Era André, o irmão de Simão Pedro, um dos dois que tinham ouvido o testemunho de João e seguido Jesus.
41  Ele achou primeiro o seu próprio irmão, Simão, a quem disse: Achamos o Messias (que quer dizer Cristo),
42  e o levou a Jesus. Olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, o filho de João; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro).
43 ¶ No dia imediato, resolveu Jesus partir para a Galiléia e encontrou a Filipe, a quem disse: Segue-me.
44  Ora, Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro.
45  Filipe encontrou a Natanael e disse-lhe: Achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei, e a quem se referiram os profetas: Jesus, o Nazareno, filho de José.
46  Perguntou-lhe Natanael: De Nazaré pode sair alguma coisa boa? Respondeu-lhe Filipe: Vem e vê.
47  Jesus viu Natanael aproximar-se e disse a seu respeito: Eis um verdadeiro israelita, em quem não há dolo!
48  Perguntou-lhe Natanael: Donde me conheces? Respondeu-lhe Jesus: Antes de Filipe te chamar, eu te vi, quando estavas debaixo da figueira.
49  Então, exclamou Natanael: Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!
50  Ao que Jesus lhe respondeu: Porque te disse que te vi debaixo da figueira, crês? Pois maiores coisas do que estas verás.
51  E acrescentou: Em verdade, em verdade vos digo que vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.
Jesus transforma a água em vinho
Capítulo 2
1 ¶ Três dias depois, houve um casamento em Caná da Galiléia, achando-se ali a mãe de Jesus.
2  Jesus também foi convidado, com os seus discípulos, para o casamento.
3  Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm mais vinho.
4  Mas Jesus lhe disse: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.
5  Então, ela falou aos serventes: Fazei tudo o que ele vos disser.
6  Estavam ali seis talhas de pedra, que os judeus usavam para as purificações, e cada uma levava duas ou três metretas.
7  Jesus lhes disse: Enchei de água as talhas. E eles as encheram totalmente.
8  Então, lhes determinou: Tirai agora e levai ao mestre-sala. Eles o fizeram.
9  Tendo o mestre-sala provado a água transformada em vinho (não sabendo donde viera, se bem que o sabiam os serventes que haviam tirado a água), chamou o noivo
10  e lhe disse: Todos costumam pôr primeiro o bom vinho e, quando já beberam fartamente, servem o inferior; tu, porém, guardaste o bom vinho até agora.
11  Com este, deu Jesus princípio a seus sinais em Caná da Galiléia; manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele.
Jesus purifica o templo
12 ¶ Depois disto, desceu ele para Cafarnaum, com sua mãe, seus irmãos e seus discípulos; e ficaram ali não muitos dias.
13  Estando próxima a Páscoa dos judeus, subiu Jesus para Jerusalém.
14  E encontrou no templo os que vendiam bois, ovelhas e pombas e também os cambistas assentados;
15  tendo feito um azorrague de cordas, expulsou todos do templo, bem como as ovelhas e os bois, derramou pelo chão o dinheiro dos cambistas, virou as mesas
16  e disse aos que vendiam as pombas: Tirai daqui estas coisas; não façais da casa de meu Pai casa de negócio.
17  Lembraram-se os seus discípulos de que está escrito: O zelo da tua casa me consumirá.
18  Perguntaram-lhe, pois, os judeus: Que sinal nos mostras, para fazeres estas coisas?
19  Jesus lhes respondeu: Destruí este santuário, e em três dias o reconstruirei.
20  Replicaram os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este santuário, e tu, em três dias, o levantarás?
21  Ele, porém, se referia ao santuário do seu corpo.
22  Quando, pois, Jesus ressuscitou dentre os mortos, lembraram-se os seus discípulos de que ele dissera isto; e creram na Escritura e na palavra de Jesus.
23 ¶ Estando ele em Jerusalém, durante a Festa da Páscoa, muitos, vendo os sinais que ele fazia, creram no seu nome;
24  mas o próprio Jesus não se confiava a eles, porque os conhecia a todos.
25  E não precisava de que alguém lhe desse testemunho a respeito do homem, porque ele mesmo sabia o que era a natureza humana.
Jesus e Nicodemos
Capítulo 3
1 ¶ Havia, entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus.
2  Este, de noite, foi ter com Jesus e lhe disse: Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele.
3  A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
4  Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez?
5  Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.
6  O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito.
7  Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo.
8  O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito.
9  Então, lhe perguntou Nicodemos: Como pode suceder isto? Acudiu Jesus:
10  Tu és mestre em Israel e não compreendes estas coisas?
11  Em verdade, em verdade te digo que nós dizemos o que sabemos e testificamos o que temos visto; contudo, não aceitais o nosso testemunho.
12  Se, tratando de coisas terrenas, não me credes, como crereis, se vos falar das celestiais?
13  Ora, ninguém subiu ao céu, senão aquele que de lá desceu, a saber, o Filho do Homem que está no céu.
14  E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado,
15  para que todo o que nele crê tenha a vida eterna.
16  Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
17  Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
18  Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
19  O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más.
20  Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem argüidas as suas obras.
21  Quem pratica a verdade aproxima-se da luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque feitas em Deus.
João Batista dá testemunho de Jesus
22 ¶ Depois disto, foi Jesus com seus discípulos para a terra da Judéia; ali permaneceu com eles e batizava.
23  Ora, João estava também batizando em Enom, perto de Salim, porque havia ali muitas águas, e para lá concorria o povo e era batizado.
24  Pois João ainda não tinha sido encarcerado.
25  Ora, entre os discípulos de João e um judeu suscitou-se uma contenda com respeito à purificação.
26  E foram ter com João e lhe disseram: Mestre, aquele que estava contigo além do Jordão, do qual tens dado testemunho, está batizando, e todos lhe saem ao encontro.
27  Respondeu João: O homem não pode receber coisa alguma se do céu não lhe for dada.
28  Vós mesmos sois testemunhas de que vos disse: eu não sou o Cristo, mas fui enviado como seu precursor.
29  O que tem a noiva é o noivo; o amigo do noivo que está presente e o ouve muito se regozija por causa da voz do noivo. Pois esta alegria já se cumpriu em mim.
30  Convém que ele cresça e que eu diminua.
31  Quem vem das alturas certamente está acima de todos; quem vem da terra é terreno e fala da terra; quem veio do céu está acima de todos
32  e testifica o que tem visto e ouvido; contudo, ninguém aceita o seu testemunho.
33  Quem, todavia, lhe aceita o testemunho, por sua vez, certifica que Deus é verdadeiro.
34  Pois o enviado de Deus fala as palavras dele, porque Deus não dá o Espírito por medida.
35  O Pai ama ao Filho, e todas as coisas tem confiado às suas mãos.
36  Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.
Jesus e a mulher samaritana
Capítulo 4
1 ¶ Quando, pois, o Senhor veio a saber que os fariseus tinham ouvido dizer que ele, Jesus, fazia e batizava mais discípulos que João
2  (se bem que Jesus mesmo não batizava, e sim os seus discípulos),
3  deixou a Judéia, retirando-se outra vez para a Galiléia.
4 ¶ E era-lhe necessário atravessar a província de Samaria.
5  Chegou, pois, a uma cidade samaritana, chamada Sicar, perto das terras que Jacó dera a seu filho José.
6  Estava ali a fonte de Jacó. Cansado da viagem, assentara-se Jesus junto à fonte, por volta da hora sexta.
7  Nisto, veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.
8  Pois seus discípulos tinham ido à cidade para comprar alimentos.
9  Então, lhe disse a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se dão com os samaritanos)?
10  Replicou-lhe Jesus: Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.
11  Respondeu-lhe ela: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva?
12  És tu, porventura, maior do que Jacó, o nosso pai, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, e, bem assim, seus filhos, e seu gado?
13  Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede;
14  aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.
15  Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água para que eu não mais tenha sede, nem precise vir aqui buscá-la.
16  Disse-lhe Jesus: Vai, chama teu marido e vem cá;
17  ao que lhe respondeu a mulher: Não tenho marido. Replicou-lhe Jesus: Bem disseste, não tenho marido;
18  porque cinco maridos já tiveste, e esse que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade.
19  Senhor, disse-lhe a mulher, vejo que tu és profeta.
20  Nossos pais adoravam neste monte; vós, entretanto, dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar.
21  Disse-lhe Jesus: Mulher, podes crer-me que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai.
22  Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus.
23  Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.
24  Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.
25  Eu sei, respondeu a mulher, que há de vir o Messias, chamado Cristo; quando ele vier, nos anunciará todas as coisas.
26  Disse-lhe Jesus: Eu o sou, eu que falo contigo.
Os discípulos voltam à cidade
27 ¶ Neste ponto, chegaram os seus discípulos e se admiraram de que estivesse falando com uma mulher; todavia, nenhum lhe disse: Que perguntas? Ou: Por que falas com ela?
28  Quanto à mulher, deixou o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens:
29  Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será este, porventura, o Cristo?!
30  Saíram, pois, da cidade e vieram ter com ele.
31  Nesse ínterim, os discípulos lhe rogavam, dizendo: Mestre, come!
32  Mas ele lhes disse: Uma comida tenho para comer, que vós não conheceis.
33  Diziam, então, os discípulos uns aos outros: Ter-lhe-ia, porventura, alguém trazido o que comer?
34  Disse-lhes Jesus: A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra.
35  Não dizeis vós que ainda há quatro meses até à ceifa? Eu, porém, vos digo: erguei os olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa.
36  O ceifeiro recebe desde já a recompensa e entesoura o seu fruto para a vida eterna; e, dessarte, se alegram tanto o semeador como o ceifeiro.
37  Pois, no caso, é verdadeiro o ditado: Um é o semeador, e outro é o ceifeiro.
38  Eu vos enviei para ceifar o que não semeastes; outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho.
39  Muitos samaritanos daquela cidade creram nele, em virtude do testemunho da mulher, que anunciara: Ele me disse tudo quanto tenho feito.
40  Vindo, pois, os samaritanos ter com Jesus, pediam-lhe que permanecesse com eles; e ficou ali dois dias.
41  Muitos outros creram nele, por causa da sua palavra,
42  e diziam à mulher: Já agora não é pelo que disseste que nós cremos; mas porque nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo.
Jesus cura a filha de um oficial
43 ¶ Passados dois dias, partiu dali para a Galiléia.
44  Porque o mesmo Jesus testemunhou que um profeta não tem honras na sua própria terra.
45  Assim, quando chegou à Galiléia, os galileus o receberam, porque viram todas as coisas que ele fizera em Jerusalém, por ocasião da festa, à qual eles também tinham comparecido.
46  Dirigiu-se, de novo, a Caná da Galiléia, onde da água fizera vinho. Ora, havia um oficial do rei, cujo filho estava doente em Cafarnaum.
47  Tendo ouvido dizer que Jesus viera da Judéia para a Galiléia, foi ter com ele e lhe rogou que descesse para curar seu filho, que estava à morte.
48  Então, Jesus lhe disse: Se, porventura, não virdes sinais e prodígios, de modo nenhum crereis.
49  Rogou-lhe o oficial: Senhor, desce, antes que meu filho morra.
50  Vai, disse-lhe Jesus; teu filho vive. O homem creu na palavra de Jesus e partiu.
51  Já ele descia, quando os seus servos lhe vieram ao encontro, anunciando-lhe que o seu filho vivia.
52  Então, indagou deles a que hora o seu filho se sentira melhor. Informaram: Ontem, à hora sétima a febre o deixou.
53  Com isto, reconheceu o pai ser aquela precisamente a hora em que Jesus lhe dissera: Teu filho vive; e creu ele e toda a sua casa.
54  Foi este o segundo sinal que fez Jesus, depois de vir da Judéia para a Galiléia.
A cura do paralítico ao lado do tanque de Betesda
Capítulo 5
1 ¶ Passadas estas coisas, havia uma festa dos judeus, e Jesus subiu para Jerusalém.
2  Ora, existe ali, junto à Porta das Ovelhas, um tanque, chamado em hebraico Betesda, o qual tem cinco pavilhões.
3  Nestes, jazia uma multidão de enfermos, cegos, coxos, paralíticos
4  esperando que se movesse a água. Porquanto um anjo descia em certo tempo, agitando-a; e o primeiro que entrava no tanque, uma vez agitada a água, sarava de qualquer doença que tivesse.
5  Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos.
6  Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim há muito tempo, perguntou-lhe: Queres ser curado?
7  Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; pois, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.
8  Então, lhe disse Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda.
9  Imediatamente, o homem se viu curado e, tomando o leito, pôs-se a andar. E aquele dia era sábado.
10  Por isso, disseram os judeus ao que fora curado: Hoje é sábado, e não te é lícito carregar o leito.
11  Ao que ele lhes respondeu: O mesmo que me curou me disse: Toma o teu leito e anda.
12  Perguntaram-lhe eles: Quem é o homem que te disse: Toma o teu leito e anda?
13  Mas o que fora curado não sabia quem era; porque Jesus se havia retirado, por haver muita gente naquele lugar.
14  Mais tarde, Jesus o encontrou no templo e lhe disse: Olha que já estás curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior.
15  O homem retirou-se e disse aos judeus que fora Jesus quem o havia curado.
Vida  por meio do Filho
16  E os judeus perseguiam Jesus, porque fazia estas coisas no sábado.
17 ¶ Mas ele lhes disse: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.
18  Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não somente violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.
19  Então, lhes falou Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho nada pode fazer de si mesmo, senão somente aquilo que vir fazer o Pai; porque tudo o que este fizer, o Filho também semelhantemente o faz.
20  Porque o Pai ama ao Filho, e lhe mostra tudo o que faz, e maiores obras do que estas lhe mostrará, para que vos maravilheis.
21  Pois assim como o Pai ressuscita e vivifica os mortos, assim também o Filho vivifica aqueles a quem quer.
22  E o Pai a ninguém julga, mas ao Filho confiou todo julgamento,
23  a fim de que todos honrem o Filho do modo por que honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai que o enviou.
24  Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.
25  Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão.
26  Porque assim como o Pai tem vida em si mesmo, também concedeu ao Filho ter vida em si mesmo.
27  E lhe deu autoridade para julgar, porque é o Filho do Homem.
28  Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão:
29  os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.
30  Eu nada posso fazer de mim mesmo; na forma por que ouço, julgo. O meu juízo é justo, porque não procuro a minha própria vontade, e sim a daquele que me enviou.
Testemunhos acerca de Jesus
31 ¶ Se eu testifico a respeito de mim mesmo, o meu testemunho não é verdadeiro.
32  Outro é o que testifica a meu respeito, e sei que é verdadeiro o testemunho que ele dá de mim.
33  Mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade.
34  Eu, porém, não aceito humano testemunho; digo-vos, entretanto, estas coisas para que sejais salvos.
35  Ele era a lâmpada que ardia e alumiava, e vós quisestes, por algum tempo, alegrar-vos com a sua luz.
36  Mas eu tenho maior testemunho do que o de João; porque as obras que o Pai me confiou para que eu as realizasse, essas que eu faço testemunham a meu respeito de que o Pai me enviou.
37  O Pai, que me enviou, esse mesmo é que tem dado testemunho de mim. Jamais tendes ouvido a sua voz, nem visto a sua forma.
38  Também não tendes a sua palavra permanente em vós, porque não credes naquele a quem ele enviou.

Obs. Leia  também os outros capítulos


Nenhum comentário:

Postar um comentário