segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Sergei Vasilievich Rachmaninoff , Сергей Васильевич Рахманинов. Vida e Obras



Sergei Vasilievich Rachmaninoff
(Em russo: Сергей Васильевич Рахманинов)
Vida
Nascimento: Semyonovo, perto de Novgorod (Rússia) em 1 de Abril de 1873.
Morte: Beverly Hills, na Califórnia( EUA)  em 28 de março de 1943)
Foi um compositor, pianista e maestro russo, um dos últimos grandes expoentes do estilo Romântico na música clássica européia.
Os seus pais eram pianistas amadores e ele teve as primeiras lições de piano com a mãe; entretanto, os pais não notaram qualquer talento extraordinário em Sergei. Por causa de problemas financeiros, a família mudou-se para São Petersburgo, onde Rachmaninoff estudou no Conservatório da cidade, antes de ir para Moscovo, onde continuou os estudos de piano.
Logo em jovem, começou a mostrar grande habilidade nas suas composições. Ainda era estudante, quando escreveu uma ópera de um acto, Aleko, que lhe rendeu uma medalha de ouro em composição.
Na  América
Fez as suas primeiras apresentações nos Estados Unidos como pianista em 1909, num evento para o qual compôs o Concerto para Piano Nº 3. Estas apresentações bem-sucedidas fizeram dele uma figura popular na América.
Após a Revolução Russa de 1917, que significou o fim da velha Rússia, Rachmaninoff juntamente com a esposa e as duas filhas deixou São Petersburgo e foi para Estocolmo, fixando-se depois na Dinamarca.
Partiu para Nova Iorque em 1 de Novembro de 1918, o que marcou o início do período americano da sua vida. Após a partida de Rachmaninoff, a sua música foi banida na União Soviética até 1933. Ele, pelo seu lado, sentiu que, ao abandonar a Rússia, deixara para trás grande parte da sua inspiração.
*Ele e a esposa (que era sua prima) tornaram-se cidadãos americanos em 1943.
Doença
Sentiu-se doente durante uma tournée em 1942, sendo-lhe diagnosticado um melanoma maligno num pulmão. O seu último recital teve lugar em 17 de Fevereiro desse ano, no Alumni Gymnasium da Universidade de Tennessee em Knoxville, tocando profeticamente a “Sonata No. 2 em Si Bemol Menor” de Chopin, que contém a famosa marcha fúnebre.
 "Sergei Rachmaninoff" foi como o próprio compositor grafou seu nome quando viveu no ocidente, durante a última metade de sua vida. Entretanto, transliterações alternativas de seu nome incluem Sergey ou Sergej,e Rachmaninov, Rachmaninow, Rakhmaninov ou Rakhmaninoff.
Curiosidades
Tido como um dos pianistas mais influentes do Século XX. Seus trejeitos técnicos e rítmicos são lendários, e suas mãos largas eram capazes de cobrir um intervalo de uma 13ª no teclado (um palmo esticado de cerca de 30 centímetros).
Especula-se se ele era ou não portador da Síndrome de Marfan, já que se pode dizer que o tamanho de suas mãos correspondia à sua estatura, algo entre 1,91 e 1,98 m.
Possuía a habilidade de executar composições complexas à primeira audição.
Muitas gravações foram feitas pela Victor Talking Machine Company, com Rachmaninoff executando composições próprias ou de repertórios populares.
Reputação :  Sua reputação como compositor, por outro lado, tem gerado controvérsia desde sua morte. A edição de 1954 do Grove Dictionary of Music and Musicians notoriamente desprezou sua música como "monótona em textura… consistindo principalmente de melodias artificiais e feias" e previu seu sucesso como "não duradouro". A isto, Harold C. Schonberg em seu livro Vidas dos Grandes Compositores, respondeu, "é uma das colocações mais vergonhosamente esnobes e mesmo estúpidas a ser encontrada num trabalho que se propõe a ser uma referência objetiva".
Popularidade. De fato, não apenas os trabalhos de Rachmaninoff tornaram-se parte do repertório padrão, mas sua popularidade tanto entre músicos quanto entre ouvintes vem, no mínimo, crescendo desde a segunda metade do Século XX, com algumas de suas sinfonias e trabalhos orquestrais, canções e músicas de coral sendo reconhecidas como obras-primas ao lado dos trabalhos para piano, mais populares.
Obras: Suas composições incluem, dentre várias outras:
*Quatro concertos para piano;
*A famosa Rapsódia sobre um tema de Paganini;
* Três sinfonias; duas sonatas para piano; três óperas; uma sinfonia para coral (The Bells, ou Os Sinos, baseado no poema de Edgar Allan Poe);
* Vinte e quatro prelúdios (incluindo o famoso Prelúdio em Dó Sustenido Menor); dezessete études;
* Muitas canções, sendo as mais famosas a V molchanyi nochi taynoi (No Silêncio da Noite), Lilacs e a sem-letra Vocalise;
* E o último de seus trabalhos, as Danças Sinfônicas.
A maioria de suas peças é carregada de melancolia, um estilo romântico tardio lembrando Tchaikovsky, embora apareçam fortes influências de Chopin e Liszt. Inspirações posteriores incluem a música de Balakirev, Mussorgsky, Medtner (o qual ele considerou o maior compositor contemporâneo e que, de acordo com o Lives de Schonberg, retornou ao complemento por imitá-lo) e Henselt.

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