Método para Violão
Cantai ao Senhor um cântico novo,
tocai bem e com
alegria. Salmos. 33-3
Pr. R. Soares
de Andrade
Contatos : (66) 3425-1697 Cel
(66) 99947378
Blog:
http://prrsoaresamigodedeus.blogspot.com/
Rondonópolis-Mt- 2011
INDICE
Cap
|
Assunto
|
Pag
|
Apresentação
|
3
|
|
I
|
O Violão
|
4
|
II
|
Música.
Elementos Sonoros: Melodia, ritmo e harmonia
|
5
|
III
|
O uso correto das mãos. Mão Esq. e Mão Dir.
|
5
|
IV
|
As Cordas do violão
|
6
|
V
|
Sinais e
Alterações
|
6
|
VI
|
Cifras
|
6
|
VII
|
Escalas : Maiores
e Menores com Sustenidos e Bemóis
|
7
|
VIII
|
As Notas musicais e sua representação no braço do Violão
|
10
|
IX
|
Acordes:
Significado, Formação, classificação ( Maior e menor)
Acordes Consonantes e Dissonantes Acordes Aumentados e Diminutos
|
10
|
X
|
Acordes Relativos:
Maiores e Menores
|
15
|
XI
|
Inversão de Acordes:
1 1 ª e 2ª Inversão ( com 3ª e 5ª no baixo)
3ª e 4ª Inversão ( com 7ª e 9ª no baixo)
|
15
|
XII
|
Intervalos:
Maior,
Menor, Aumentado e Diminuto
|
18
|
XIII
|
Nomenclatura:
Definição e Práticas
|
21
|
XIV
|
Transposição
|
23
|
XV
|
Ritmos
Variados:
Binário, Ternário e Quaternário
|
24
|
XVI
|
Dedilhados e
Arpejos. Exercícios práticos
|
26
|
XVII
|
Como Afinar o Violão: 3 Formas diferentes
|
27
|
XVIII
|
Exercícios Práticos. Escalas Maiores
|
28
|
XIX
|
Quadro de Exercícios Gerais.
1-Acordes
(M, M7)
2- Acordes (M, M7, m)
|
29
30
|
XX
|
Quadro de Acordes Simples
1-
(M, M7)
2-
(m, m7)
|
34
|
XXI
|
Efeito de alguns
acordes dissonantes ( 4ª, 7ª, 9ª )
|
36
|
XXII
|
Quadro de acordes
Dissonantes ( com 4ª, 6ª)
|
37
|
XXIII
|
Quadro de acordes Dissonantes ( com 7+ , 9ª )
|
38
|
XXIV
|
Gráficos Para
Cifras
|
39
|
XXV
|
Músicas Gerais
|
40
|
...Tocai bem e com alegria .Salmos 3-3 (http://prrsoaresamigodedeus.blogspot.com/)
Apresentação
Esta obra foi elaborada
com muito carinho e dedicação e é
direcionada a todos os amantes da música, principalmente aos do violão. Esse
material é fruto de muitos anos de
experiências com o ensino da música na
vida do autor em igrejas, escolas e outros lugares . Esse material tem
como objetivo principal , levar até
você, dicas práticas e simples que o ajudarão a ter um melhor desenvolvimento e
entrosamento com o instrumento do violão.
Bom ensaio e que o Senhor
te abençoe .
(http://prrsoaresamigodedeus.blogspot.com/
...Tocai bem e com
alegria. Salmos. 33-3 (http://prrsoaresamigodedeus.blogspot.com/)
Música ► É a
Arte de combinar os sons de modo que
seja agradável aos ouvidos
Ritmo ► São
movimentos executados em tempos fracos e fortes.
Melodia ► Sucessão rítmica, ascendente ou descendente de
sons simples. É o canto propriamente
dito. Uma melodia pode ser executada por uma voz ou um instrumento.
Harmonia ► São notas tocadas Simultaneamente. Pode-se
dizer que é o acompanhamento da música. (acordes). Obs; ao cantar uma música com o acompanhamento
do violão. O canto, é a melodia e os
acorde, compõe a harmonia, e os
movimentos do tempo, o ritmo
III- O uso correto das mãos
Dedos da mão esquerda. A
mão esquerda é utilizada para montar e executar os acordes e para que o som
saia claro e nítido é importante apertar bem as cordas com boa desenvoltura.
1 –Indicador
2 – Médio
3 – Anular
4 – Mínimo
Dedos da mão direita.
Os dedos da mão direita são
utilizados para puxar, bater, dedilhar, arpejar e deslizar sobre as cordas, ou seja: executar
os ritmos.
P – Polegar
I –
Indicador
M –
Médio A– Anular
Obs: É comum
doer as pontas dos dedos no início da prática com o violão, mas continue
firme, logo você acostumará.
...Tocai bem e com
alegria. Salmos. 33-3 (http://prrsoaresamigodedeus.blogspot.com/)
O Violão possui seis cordas e elas são contadas
de baixo para cima,
sendo divididas em dois grupos:
V – Sinais e Alterações
As alterações são sinais colocados ao lado direito
de uma nota, modificando assim a sua tonalidade.
São eles: Sustenido e dobrado sustenido, bemol e
dobrado bemol e bequadro
►Sustenido ( # ) Aumenta
a nota em que estiver colocada em meio tom ( Uma casa no violão)
►Dobrado sustenido.
( ) Aumenta um tom da nota pedida ( Duas casas ou teclas)
►Bemol ( b ) Diminui a nota em que estiver colocada em meio
tom ( Abaixa uma casa)
►Dobrado bemol. ( )Abaixa um tom da nota pedida
►Bequadro. ( ) Anula
o efeito provocado pelo sustenido ou
bemol
► ( + ) Sinal de aumentado. Aumenta meio tom
da nota pedida
► ( º )
Acorde Diminuto ( formado pela 1ª, 3 ªm, 5ªm e 6ª M )
►
Nº . 4ª, 5ª, 6ª, 7ª, 9ª...12ª.. ( notas acrescentadas ao acorde
quando pedidas)
►Modos:
( Maior, menor) m ou - , indicam que o
modo do acorde será menor, caso não possua nada, será maior
Obs: Não é comum a utilização do
Dobrado Sustenido, dobrado bemol e bequadro no curso de
violão popular, os mesmos são mais utilizados no uso da partitura
VI - Cifras
É uma linguagem utilizada para
expressar os acordes através de códigos(
Letras) São utilizadas as 7 primeiras
letras do nosso alfabeto, começa com o lá, pois dizem que na antiga Grécia o lá, era o tom mais grave, são
elas:
A
|
B
|
C
|
D
|
E
|
F
|
G
|
LA
|
SI
|
DO
|
RE
|
MI
|
FA
|
SOL
|
Obs: Para tornar a leitura mais fácil, é preciso memorizar as cifras, o quanto
antes possível .
Não existe um segredo
para se ler uma cifra, cada código tem seu nome, basta apenas escrever o significado
de cada um (um após outro) Vejamos:
1-Saiba o significado do código (a nota que dará
nome ao acorde)
2-Observe o
modo do acorde: lembrando que será menor se vier acompanhado do (m, ou
-) caso contrário será sempre maior. Será somente diminuto se vier com o sinal
diminuto ( º)
3-Acrescente o sinal de alteração do acorde ou da nota específica ( # ou b, + , 4, 5+, 7, 9
etc...etc.).
Exemplo:
a) D7+ - Ré (Acorde) Maior (modo) com sétima (
nota acrescentada) aumentada( alteração da nota)
b) Em9- Mi
menor( modo) com nona ( nota)
c)F#º . Fá (Acorde) sustenido (Alteração )
Diminuto ( modo)
d) Gbm6/9
. Sol bemol ( nota alterada) menor (modo) com sexta e nona( notas
acrescentadas)
Obs: A cifra ainda
não tem um padrão mundial para a sua escrita, por isso ao encontrar um
cifra que lhe pareça estranha, peça
ajuda de alguém que sabe.
Exercícios.
Escreva o nome dos respectivos acordes:
C_____________________________________________________
Dm___________________________________________________
G____________________________________________________
G____________________________________________________
Fm___________________________________________________
F#m7_________________________________________________
Gb6__________________________________________________
A#4__________________________________________________
C#m7________________________________________________
Am6/9_______________________________________________
Bb__________________________________________________
G/B_________________________________________________
D5+_________________________________________________
E°__________________________________________________
Continua....
Todos os direitos reservados ao autor
Raimundo Soares de Andrade é Pastor e Ministro de Louvor da Igreja de Deus no Brasil
em Rondonópolis-Mt
Espero que esse método possa ser uma bênçao na vida de quem o utilizar, lembrando que perseverança e dedicação são aliados importante para um bom músico. bom ensaio
ResponderExcluir