domingo, 27 de fevereiro de 2011

10 Boas Razões para acreditar no poder da oração. Igreja de Deus, Rondonópolis-Mt


A Oração á a chave da porta que nos leva até Deus.  Com ela nós podemos chegar no santo dos santos, com ela nós podemos expor a Deus nossas dores, nossos problemas e dificuldades. com ela podemos pedir, agradecer, interceder. A Oração é sem dúvida a arma mais poderosa que um cristão possui em mãos, então, comece a orar e sinta o poder Deus, aproxime-se  do Senhor, mas lembre-se: é necessário que os verdadeiros adoradores o adorem em espírito e em verdade.João 4-24 
Desfrute de mais uma mensagem da palavra de Deus e embarque no mundo da oração

1 - Ela nunca é rejeitada, será sempre respondida
Salmos 66:20  Bendito seja Deus, que não me rejeita a oração, nem aparta de mim a sua graça.
Mateus 21:22  e tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis.
Marcos 11:24  Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, 
e será assim convosco.
2 - Deve ser feita em nome de Jesus
João 14:13  E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho.
João 14:14  Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.
3 - Ela precisa ser feita com  fé e perseverança
Colossenses 4:2  Perseverai na oração, vigiando com ações de graças.
Romanos 12:12  regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes;
Atos 12:5  Pedro, pois, estava guardado no cárcere; mas havia oração incessante a Deus por parte da igreja a favor dele.
4 - Ela deve ser feita com sinceridade e humildade
2 Crônicas 7-14  se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.
2 Crônicas 7-15  Estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração que se fizer neste lugar.
5 -    A oração feita por um justo, tem poder
Tiago 5:16  Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e façam oração uns pelos outros, para que vocês sejam curados. A oração de uma pessoa obediente a Deus tem muito poder.
Marcos 9:29  Respondeu-lhes: Esta casta não pode sair senão por meio de oração e jejum.
6 - Pela oração, tudo é santificado
1 Timóteo 4:5  porque, pela palavra de Deus e pela oração, é santificado.
7 - A oração realizada  pode  curar e salvar
Tiago 5:14  Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor.
Tiago 5:15  E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados
8 - Ela deve ser  exercida sempre, em todo momento
1 Ts 5:17  Orai sem cessar.
Salmos 5:3  De manhã, SENHOR, ouves a minha voz; de manhã te apresento a minha oração e fico esperando.
Salmos 119:62  Levanto-me à meia-noite para te dar graças, por causa dos teus retos juízos.
9 - A oração nos livra da tentação
Mateus 26:41  Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.
Lucas 22:40  Chegando ao lugar escolhido, Jesus lhes disse: Orai, para que não entreis em tentação.
10 - Os ouvidos de Deus sempre estão abertos a ela
2 Crônicas 6:40  Agora, pois, ó meu Deus, estejam os teus olhos abertos, e os teus ouvidos atentos à oração que se fizer deste lugar.
Isaías 59:1  Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir.

Pr. Raimundo Soares de Andrade
Rondonópolis-MT 27, fev  2-11

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Sinceridade.( http://figueiraenoiz.blogspot.com/ ) Igreja de Deus, Jid Fanny Curitiba-PR


sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011  ( Postado com autorização )
h  http://figueiraenoiz.blogspot.com/


SINCERIDADE


O Homem de coração contrito é fruto de um coração
 cheio de sinceridade
"Ao contrario de muitos, não negociamos a palavra de Deus visando lucro; antes, em Cristo, falamos diante de Deus com sinceridade, como homens enviados por Deus."
2 Corintios 2:17


A sinceridade é um dos aspectos da vida crista que mais poe em evidência o nosso caráter. Sinceridade é ser o que realmente somos, falar o que realmente pensamos, e não ficar mascarando a nossa realidade. A vida parece melhor quando mentimos, e parece que quando falamos apenas a verdade as pessoas fogem de nós, e para termos amigos, acabamos "seduzidos" por esse erro afim de agradar os demais, mas não vale a pena ser esse tipo de amigo, aquele que sempre mente nao é o mais confiável nas horas dificeis e sim o mais sincero.
A fé necessária para se buscar a Deus tem que ser sincera, em Hebreus 10:22 diz: "aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé". Não devemos apenas fazer um compromisso com Deus, devemos cumprir esse compromisso com lealdade. Se nosso coração for sincero, buscará a Deus com lealdade.


siga o figueira no twitter: @figueiraehnoiz

comunidade no orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=110217721

email: figueira.eh.noiz@hotmail.com

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Dia Especial ! Igreja de Deus - Rondonópolis - Mt Brasil


Dia Especial. 

Acordei bem cedo. já li a Bíblia, orei e fiz chimarrão: Enquanto isso pensei : Poxa , que dia especial !
Especial porque estou vivo.
Especial porque tenho saúde.
Especial porque tenho família
Especial porque tenho trabalho.
Especial porque tenho o que comer.
Especial porque tenho com que me  vestir.
Especial porque tenho amigos ( de verdade)
Especial porque sou feliz.
Especial porque posso andar.
Especial porque posso correr
Especial porque posso cantar
Especial porque posso ver
Especial porque posso sentir
Especial porque Deus me ama.
Especial porque Deus me perdoa.
Especial porque Deus me salva.
Especial porque Deus me guarda
Especial porque Deus me guia.
Especial por que Deus me ajuda.
Especial, porque DEus me criou de forma muito especial.
Especial... porque sou responsável  através de Jesus ,de fazê-lo um dia muito especial
São 6-30 da manha ( 25/02/2011). Rondonópolis - Mt. Um dia muito especial

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O uso da arte como formadora de um caráter sólido


O Uso da arte como formadora de um caráter sólido
Podemos chegar a uma breve conclusão sobre esta frase : Todos somos responsáveis em formar cidadãos que sejam capazes de viver bem para se ter uma sociedade melhor e mais justa e  alcançar um padrão de vida  equilibrado. Tanto, escolas e igrejas e outras entidades  ( órgãos governamentais ou não governamentais) podem com amor e dedicação  usar a prática artística como base  na formação de vida para um bom  desenvolvimento e  uma boa formação humana e com isso, caminhar rumo a uma excelente qualidade de vida.
            A arte sempre acompanhou os seguimentos e os desenvolvimentos da humanidade estando sempre presente na sociedade, e isso pode ser percebido e notado  em qualquer canto ou lugar. Através da  arte o povo expressa seus conceitos, seus costumes, suas crenças, suas culturas e tradições com suas próprias maneiras de ser e viver, gerando assim, uma identidade própria.
O livro de Parâmetros Curriculares Nacionais ( PCN) volume  6 de Arte, dá-nos uma orientação no que se refere a Educação em Arte. “ A arte em Educação propcia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido a experiência humana”.

O aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas, quanto a ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos seus colegas, pela natureza e nas diferentes culturas. É sabido que cresce cada vez mais o resultado que ela exerce como aliada à Educação em desenvolver ações comunitárias e formar caráter solidários, como também trabalhar na construção de um ciclo familiar sólido e estruturado. Nossa grande missão como educadores não é formar  artistas profissionais, mas contribuir para o pleno desenvolvimento dessas crianças , adolescentes  e jovens dando-lhes novas oportunidades e novas perspectivas de vida, criando assim, uma geração de homens e mulheres comprometidos consigo mesmo, com Deus, com sua família e principalmente com a sociedade.
É de suma importância que a sociedade se una num objetivo comum em prol da   realização de trabalhos  e projetos que viabilize a integração e a socialização com crianças e adolescentes através da Arte ( e outras modalidades) contribuindo assim para a inclusão social, preparando-os para uma convivência mais saudável com a família e com a sociedade, despertando dentro dos mesmos  um interesse pela busca de uma realização pessoal, fazendo-os descobrir que eles tem uma grande influência e  importante função no mundo.
Quando pensamos nos benefícios que a arte produz em nossas vidas , percebemos que não podemos viver sem ela, pois a mesma está presente em todos os momentos de nossas vidas. Viver, é uma arte.
É de suma importância saber que a arte precisa ser vista e apreciada de uma forma bem peculiar: 1- A contextualização. Aqui  se pode tirar o que há por traz da obra, ver o seu contexto histórico, motivos que levaram o artista a executá-la. Conhecemos o mundo político da época, o meio social, religioso e tudo mais que possa envolver essa obra.( uma aula de história, recheada de valores estéticos, morais etc) 2- A apreciação. Aqui aprendemos a olhar a obra com outros olhos. Olhar crítico,  construtivo, indagador, investigador. Conhecer e apreciar a obra como um todo, independetemente ser  ela  bonita ou feia ( se é que existe isso em arte)
Com a arte melhoramos a nossa expressão corporal (atitude pessoal) podemos trabalhar a coletividade, a imaginação, a percepção, a sensibilidade. Promovemos a interação com diferentes tipos de materiais e diferentes formas de arte. Cresce e desenvolve a valorização do trabalho em equipe, conseguimos o melhoramento do ensino e  adquirimos respeito mútuo. Trabalhamos o caráter de forma saudável  e a mesma ( a arte)  torna-se  agente formador de personalidade positiva. Podemos desenvolver diferentes possibilidades de trabalho e promover espaços para reconhecimento das inteligências múltiplas como um todo, e ainda podemos  trabalhar na criatividade como fator de construção de novos valores . Com certeza a arte é indispensável em qualquer meio de vida da sociedade, principalmente dentro das escolas. Um professor de arte é realmente um artista ao encarar uma classe cheia de vitalidades com talentos revelados e outros ainda bem ocultos. Cabe ao mesmo descobrir o grande potencial artístico em cada estudante. Amor, dedicação e criatividade não podem faltar na sua lista de ingredientes para uma boa aula de arte. Como diz a letra de uma velha música tão conhecida: A gente não quer só comida, a gente quer comida  diversão e ARTE. Resolvi terminar esse artigo com uma pequena poesia já  postada nesse blog:
Simplesmente Arte !
Pegar num pincel, viajar até o céu...
Imaginar um imenso mar colorido,
Onde tudo é permitido
...Baleias vermelhas, arraias azuis, 
Algas imensas, águas densas;
Mais parece uma floresta, infinita.
Pegar  num pincel, rabiscar um papel
Pode até ser numa tela, numa telha,
Ou até mesmo num pedaço de madeira.
Onde a tinta cai não importa, o que vale mesmo 
É que o que ela tocar...arte será,
Independente da mão do artista...
Porque ela só quer mesmo é ser vista,
Apreciada, admirada, amada, respeitada.
Não importa por quem... ela só diz: 
Vem, eu sou a arte !
Estou no centro do universo, vivo no verso,
Sou fruto do Criador, Senhor Deus de todas as artes.



Raimundo Soares de Andrade é Pastor, Artista Plástico e
Professor de arte da Escola Estadual Eunice Souza dos Santos na cidade de Rondonópolis-Mt

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Música, Arte e talentos à serviço do Senhor Jesus


Música... Está presente em todo o mundo e  penetra  até nos lugares mais distantes e remotos. com ela um povo se expressa, adora, comunica, exalta. Com ela um povo vive e sobrevive. passam mensagens e formam conceitos de vida. Com ela, bendizemos ou amaldiçoamos,  com ela, elogiamos ou denegrimos. Cabe a nós poder usá-la com sabedoria e executá-la com determinação, ousadia e perfeição. Um amigo do Verdadeiro autor da música ( Deus)  reconhece que Ele também é o autor da vida. O Salmista Davi, expressou duas verdades  fundamentais  sobre a música e o músico: 1° -   Saber tocar bem o seu instrumento. ( Cantai ao Senhor um cântico novo; tocai bem e com alegria . Salmos 33-3)  2° - Reconhecer que todo dom e talento vem de Deus ( Tanto os que cantam como os que tocam digam: Todas as minhas fontes , vem de Ti. Salmos 87-7. Por isso, celebre ao Senhor com muita alegria e bom  desempenho. Toque uma música que agrade aos ouvidos de Deus  e dos seus espectadores. se fingir que toca... eles fingem que cantam e gostam.
                                                                                                    Pr. R. Soares. Rondonópolis-Mt- Out- 2010

A Educação Musical como elemento facilitador da alfabetização . Matéria Jornal "A Tribuna Mt"


MATÉRIA PUBLICADO NO JORNAL "A TRIBUNA" EM 24 DE JUNHO DE 2010   |   FONTE: RAIMUNDO SOARES

A Educação musical como elemento facilitador da alfabetização


Cantar e tocar educa e ensina. Quando ensinamos com alegria, amor e sabedoria, tornamos nosso ensino mais verdadeiro e produtivo. Em qualquer lugar pode ser realizado um trabalho musical com crianças; mas, afinal, ensinamos como deve ser feito? É preciso observar que num contexto geral, há algumas questões que são bem relevantes no que se diz ao ensino da música para crianças: Professores não capacitados, professores que não se especializam, professores sem conhecimento específico da área, professores que não recebem acompanhamento (por parte da entidade, igreja, escola, etc.)
Aulas improvisadas e despreparadas, falta de materiais apropriados (instrumentos, músicas, etc). O que fazer diante de um quadro desses? Como ensinar música para crianças? Como tornar nosso ensino mais brilhante, interessante e eficaz?
Um bom ensino de música visa fornecer informações concernentes a esses assuntos. Precisamos dar um direcionamento mais     objetivo e concreto quanto  a prática musical na sala de aula ou em outro lugar, principalmente na área da alfabetização, pois no mesmo, encontramos vários campos de influência: formação de palavras, manipulação de códigos gráficos da cultura escrita, manifestação das características culturais e na prática das atividades em grupo (auto conceito, respeito, atenção, regras, afetividade, percepção, socialização, etc.)
Muito além de formar músicos profissionais ou especialistas, a Educação Musical auxilia no desenvolvimento cultural e psicomotor, estimula o contato com diferentes linguagens, contribui para a sociabilidade e democratiza o acesso à arte.
Por isso, a partir de 2012, a música será conteúdo obrigatório para cumprir essa determinação em toda educação básica. É o que determina a Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008.
A questão em pauta é a seguinte: nossas escolas e entidades estão realmente preparadas para isso? Algumas indagações são   de grande importância  para se obter uma boa aula de arte ou música.
1-Sabemos realmente o que a LDB e PCN expressam e desejam alcançar com o ensino da música nas escolas? Colocamos em prática suas propostas?
2- Nossos professores de Arte e Música estão inseridos dentro desse contexto, dotados de conhecimentos específicos nessa área?
3- Que tipo de formação musical queremos que nossos alunos  adquiram-desenvolvam?
4- Nossas escolas estão preparadas para desenvolver tais atividades?
O que se deseja conseguir não é transformar a escola normal em uma escola de música, mas com a música, trabalhar na formação de vida e caráter  desses alunos, proporcionando um mundo diferente, experiências diferentes.
Rondonópolis já pode ser  considerada uma cidade privilegiada musicalmente. Muitos projetos sociais trabalham com a música, muitos desses oriundos do governo municipal, outros de entidades religiosas, Ongs e outros ainda de organizações privadas.
Mãos unidas resistem por mais tempo. A música transforma. Creio na possibilidade de uma transformação de valores e cultura em nossa cidade. Claro que uma planta não cresce da noite para dia. É preciso regar, adubar, podar… é um processo. Um processo que  traz benefícios a todos.  
(*)  Raimundo Soares de Andrade. Pastor da Igreja de Deus, formado em Teologia e Música Sacra. Formado em Licenciatura Plena em Música
pela UFPR Curitiba-Pr.

Feliz a Nação Cujo Deus é o Senhor. Poesia, meu Brasil brasileiro


Brasil, meu Brasil  Brasileiro
Terra encantada, ricamente abençoada
Resplendorosa, tão lindo quanto uma rosa.
Quanto vigor, quanto amor...
Teu céu vislumbra um resplandor, incomparável
Imaginável, insubstituível...
Quem poderia imaginar que Deus ao criar o universo
Fizesse de você um verso,
Que sem palavras, já diz tudo.
Perfeição, beleza, certeza...
Quem  me dera que assim como eu...
O meu Deus , também fosse teu.
Com certeza, haveria mais paz, alegria , harmonia...
E o meu Brasil seria...
Uma nação sem igual,
Longe do mal ,
Da opressão e da escravidão.
Seria melhor e diferente,
Pois teu povo é sorridente
Igualmente feliz,
Pois a Bíblia mesmo diz:
FELIZ A NAÇÃO, CUJO DEUS  É O SENHOR...
Meu Brasil Brasileiro, teu... é meu amor.
Pr. Raimundo Soares de Andrade


quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Arte em Escultura. Conceito - Biografia - Obras: Frode Mikal Lillesund - Noruega


Arte em Escultura. Conceito, biografia e obras de 
Frode Mikal Lillensund

( Obs: Artigo, biografia e fotos cedidas com permissão do artista, por E-mail )


Frode Mikal Lillesund é um escultor, nascido em 1974 em Haugesund ( Noruega). Mudou-se para Oslo em 1994.
Iniciou seus estudos de arte em Oslo  (Desenho e Pintura ) de 1996-1998. De 1998-2005, ele estudou escultura na Academia de Arte de Oslo no âmbito do bl. a. Marie Krogh, Tostrup Aksel e kokkin Kirsten. No mesmo período (1998-2005) estudou desenho e pintura com estudos aprofundados na composição e no design nórdico da Academia de Arte Clássica, com professores como: Jan Cato Böttg. Durante e após seus estudos, Frode Mikal Lillesund obteve muita experiência como professor de desenho e pintura na Academia de Arte Clássica Nórdicos, foi também um professor substituto e convidado de escultura na Academia Nacional de Arte em Oslo em 3 ocasiões.

O mesmo trabalha principalmente com esculturas de bronze, e na maioria das  vezes figuras humanas.  Mikal trabalham com muita liberdade em suas composições muitas vezes sem modelo, é possuidor de uma característica e capacidade  peculiar de criar composições emocionantes tanto monumentais como  em pequenos  detalhes. Seus personagens são muitas vezes  voltados ao mundo ao mundo  realista, mas para o artista é importante  criar um  interresse interior, bem como uma externa "dinâmica de forma" (espécie de tensão linguagem e ritmo), como base para a expressão visual em sua dela arte
[skulptur+kunst+kunstner+billedkunst+art++bronse+frode+mikal+lillesund+.jpg]Lillesund ganhou vários prêmios por sua escultura clássica figurativa, e ele realizou uma comissão  de escultura de grande vulto. "O Imperador" Peer Gynt ".Atualmente ele está trabalhando em um monumento ( Harold Feira de cabelo ) para ser inaugurada em 2012.

Links especiais sobre vida e obras de Frode Mikal


 5- Obras  Maravilhosas de  Frode Mikal Lillesund


1- Court Jester ( Coringa)
Escultura com  profundo conteúdo litérário

 

A escultura "Court Jester" ("Coringa") é o resultado dos exames do meu mestre na Academia. Estreei na cena da arte pública (Noruega, Bienal de Escultura 2008), três anos depois com a mesma obra.


2- Epicuro -  Um Filósofo Feliz





A escultura "Epicuro" / "bon vivant" deriva de uma série de retratos imaginários. Embora a escultura representa uma pessoa real, eu me permiti deixar a minha própria imaginação para criar suas características faciais de um sentimento que eu acredito que se encaixa que esse filósofo defendia.Eu quis criar um personagem que é cheia de vida e alegria, e com o brilho de uma auto-confiança que permite que qualquer impulso espontâneo que tinha de ir.


3 -  Os Homens com Barbas






Nesta escultura da cabeça de um homem de barba do mesmo tamanho que a cabeça de uma criança pequena. A escultura não tem corpo, mas sua barba representar visualmente um corpo que é proporcional semelhante ao corpo de uma criança pequena. o homem da barba Montado subjacente expressa uma fragilidade que a inocência de uma criança dormindo. Permanente reunidas em grupos, elas são percebidas como "portadores da sabedoria."

4- O Imperador Peer Gynt
Escultura de bronze instalada em Oslo - Noruega




A escultura "O Imperador Peer Gynt" decorre de um concurso internacional organizado pelo Grupo Selvaag para a decoração da cidade Loren. Foi comprado em grande formato (cerca de 250 centímetros inkl.sokkel) e está agora listado no centro do pátio por trás Loren Torg.

5- Acrobatas - Acrobacia, Escultura Clássica


A escultura "acrobatas" é um "jogo acrobático" com a escultura clássica.Originou-se de um artista num período de trabalho sobre o tema do "malabarista / bobo". Lillesund que tem um fundo de malabarismo e cultura do skate, era naquela época ainda era um estudante. Ele estava preocupado sobre como uma boa peça clássica de arte exige tanto conhecimento técnico profundo e habilidades práticas em uma paridade com músicos clássicos, dançarinos ou qualquer acrobatas.




Conceito de escultura
http://www.suapesquisa.com/artesplasticas/escultura.htm

O que é 
Podemos definir escultura como a arte de moldar ou talhar determinados materiais como, por exemplo, madeira, argila (barro), pedra, metais, entre outros. 
O artista plástico, no caso escultor, produz uma escultura usando criatividade, sentimentos e idéias. Ele cria volumes, formas e define espaços numa escultura.

No processo de produção escultural, o artista pode utilizar várias técnicas como, por exemplo, fundição, moldura ou o trabalho com ferramentas na matéria-prima bruta.

As esculturas são usadas desde a pré-história como manifestação artística. Arqueólogos já encontraram diversas esculturas que foram produzidas no período pré-histórico.
Escultores famosos:
Michelangelo (italiano)
Leonardo da Vinci (italiano)
Donatello (italiano)
Salvador Dalí (espanhol)
Aleijadinho (brasileiro)
- Victor Brecheret (italo-brasileiro)
Auguste Rodin (francês)

Pieta, escultura de Michelangelo

Pieta de Michelangelo: uma das esculturas mais famosas da história 

Por. Raimundo Soares de Andrade ( Professor de Artes )
Escola Estadual Eunice Souza dos Santos
Rondonópolis-Mt , 17/022011 Brasil